Forças de segurança do RN flagram transporte irregular de eleitores e aglomerações perto de locais de votação em primeiras horas da eleição
Natal, RN 16 de abr 2024

Forças de segurança do RN flagram transporte irregular de eleitores e aglomerações perto de locais de votação em primeiras horas da eleição

2 de outubro de 2022
3min
Forças de segurança do RN flagram transporte irregular de eleitores e aglomerações perto de locais de votação em primeiras horas da eleição

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), nas primeiras horas deste domingo (02), dia de votação nas eleições de 2022, foram constatados apenas crimes de menor potencial ofensivo no Rio Grande do Norte, como aglomeração de eleitores próximos a locais de votação e transporte irregular de eleitores.

Os casos estão sendo registrados no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), localizado no Centro Administrativo, no bairro de Lagoa Nova. Este ano, o RN dispensou o auxílio das Forças Armadas e conta com cerca de dez mil agentes públicos em todos os 167 municípios do Rio Grande do estado.

Cel. Araújo, titular da Sesed I Foto: Jana Sá
Cel. Araújo, titular da Sesed I Foto: Jana Sá

Eles vão ficar nos locais de votação, nos logradouros públicos e avenidas até o final da eleição. De acordo com o juiz eleitoral, ou de zona eleitoral, poderá autorizar a comemoração de candidatos, partido ou coligações e o efetivo policial vai garantir a segurança dessas comemorações”, destaca o Coronel Francisco Araújo, titular da Sesed.

Os casos

Até o momento, foi registrado uma ocorrência ainda na tarde deste sábado (15h), o transporte ilegal de passageiros no município de Jandaíria com destino a Parnamirim, na região metropolitana de Natal. A ocorrência foi encaminhada para a Superintendência da PF/RN.

Também foi registrado na tarde de ontem o transporte ilegal de passageiros (16h30) que saíam de Natal com destino a Várzea. E ainda na tarde (16h30) da sexta (30), foi registrado o crime de compra de voto e corrupção eleitoral na cidade de Caiçara do Rio dos Ventos. Na ocasião, foi feita apreensão de R$ 8.615 em espécie "com santinhos de candidatos".

Centro Integrado de Comando e Controle Regional

O CICCR também tem a presença de membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Ministério Público. De lá, os mais de dez mil agentes públicos que fazem a segurança das urnas, locais de votação e eleitores são monitorados. O efetivo que atua nas eleições neste domingo é formado por cerca de 8 mil policiais militares (homens e mulheres), 160 bombeiros militares e 1.520 guardas municipais.

A Polícia Civil estará com pleno funcionamento das quatro delegacias de plantão na capital potiguar, sendo duas exclusivas para crimes eleitorais (Zonas Norte e Sul), além de 10 delegacias regionais no interior do estado (São Paulo do Potengi, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Macau, Nova Cruz, Patu, Alexandria, Santa Cruz, João Câmara), e outras 17 delegacias municipais (Lajes, Mossoró, Areia Branca, Baraúna, Assú, Caicó, Currais Novos, Parelhas, Jardim de Piranhas, Apodi, São Miguel, Pendências, Canguaretama, Goianinha, Santo Antônio, Tangará e Touros).

A Operação Eleições 2022 será realizada de forma integrada com os municípios, em parceria com as 39 guardas municipais existentes no Rio Grande do Norte, e com instituições federais, através da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.