Mais de 19 mil potiguares irão viajar gratuitamente para votar no RN
Natal, RN 29 de mar 2024

Mais de 19 mil potiguares irão viajar gratuitamente para votar no RN

29 de outubro de 2022
3min
Mais de 19 mil potiguares irão viajar gratuitamente para votar no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Associação das Empresas de Transporte Intermunicipais de Passageiros do RN (Transpasse) divulgou, no final da manhã deste sábado (29), o total de passagens gratuitas emitidas para eleitores que irão viajar para votar no 2º turno das Eleições por todo o estado. Foram emitidos 19.542 bilhetes entre a terça (25) e a sexta-feira (28).

A medida atendeu a uma decisão do Governo do Estado, por meio do decreto n° 32.109, que visava garantir a mobilidade de eleitores que residem fora do seu domicílio eleitoral. “Será utilizado o sistema já existente com aumento de 30% da frota que normalmente fica em operação. O governo quer garantir o acesso de todos os cidadãos aos locais de votação”, disse o secretário Estadual da Tributação, Carlos Eduardo Xavier.

Para retirar as bilhetes gratuitos de ida e volta, era necessário comparecer antecipadamente, de forma presencial, aos guichês das empresas rodoviárias. Além disso, o usuário precisava comprovar que iria viajar para o município onde vota. Não será possível chegar no dia da votação e solicitar a gratuidade. 

A maior procura ocorreu na capital, onde, logo nos primeiros dias, as passagens para cerca de 25 municípios, especialmente das regiões Oeste e Alto Oeste, já haviam esgotado. O passe livre intermunicipal já começou a valer para viagens programadas entre as 7h deste sábado (29) até as 17h da segunda-feira (31). 

Região Metropolitana

Os eleitores da Grande Natal (Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba e Extremoz) poderão acessar gratuitamente o transporte metropolitano durante todo o domingo (30). O passe livre se aplica a ônibus e vans credenciadas das empresas Trampolim da Vitória, Litorânea, Cidade das Dunas, Via Sul, Santa Maria e Guanabara e, nesse caso, não há necessidade de apresentar qualquer documento.

Natal

Além de gratuito, o transporte público coletivo de Natal terá um reforço de aproximadamente 40% da frota de um domingo regular para o 2º turno das eleições gerais. Foi o que estabeleceu um acordo extrajudicial firmado, na terça-feira (25), entre Defensoria Pública do Rio Grande do Norte (DPE/RN), Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) e Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Natal (Seturn).


Serão 145 veículos circulando das 6h às 19h deste domingo. Clique aqui e confira os horários de cada linha.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.