O prefeito de Currais Novos Odon Júnior (PT) mostrou força política no município e contribuiu de forma decisiva para a eleição de três lideranças do PT no Rio Grande do Norte: a governadora Fátima Bezerra, a deputada federal Natália Bonavides e o deputado estadual Francisco do PT. O trio foi eleito e saiu das urnas com votações na cidade maiores em comparação a 2018.
Currais Novos também deu ao ex-presidente Lula uma votação ainda maior do que a conquistada por Fernando Haddad no 1º turno de quatro anos atrás. Eleita no 1º turno, Fátima Bezerra também teve mais votos em 2022 do que na primeira eleição: 13.180 ante 12.252, registrada em 2018.
De quebra, lideranças tradicionais da região perderam votos e espaço entre os eleitores. O presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) é de Currais Novos e foi derrotado pela 1ª vez no município desde que passou a presidir a Casa legislativa mais importante do Estado.
O deputado estadual com mais votos em Currais Novos foi Francisco do PT, ex-chefe da Casa Civil da prefeitura, na gestão de Odon Jr.
O petista quase dobrou a votação em relação a 2018 ao sair das urnas domingo passado com 4.755 (ele obteve 2.697 votos há quatro anos). Em 2º lugar, o tucano Ezequiel alcançou 4.239 votos, uma diferença de 516 votos entre os dois.
Velha política perde espaço
Outra liderança local neutralizada foi o ex-prefeito José Lins (PP), candidato a deputado federal. Ele terminou a eleição em 1º lugar, com 6.944 votos, mas a expectativa do grupo político do qual faz parte era de atingir pelo menos 10 mil. Com o apoio de Odon Jr, Natália Bonavides foi a segunda colocada e também ampliou a votação, saindo de 817 votos em 2018 para 3.763 em 2022. No geral, Bonavides foi o parlamentar mais votada da nominata, com 157.565 votos.
Procurado pela agência Saiba Mais para fazer um balanço das eleições, Odon Jr destacou a campanha limpa e alegre realizada sob o comando dele na região.
– Foi uma eleição importante com votações excelentes. Cito uma caravana realizada com Francisco e Natália na serra de Santana, no parque Seridó, e acho que consolidamos ali essa votação extraordinária dos dois na região”, disse.
Além do Governo do Rio Grande do Norte, o PT governa três municípios no Estado: São Gonçalo do Amarante, Currais Novos e Jandaíra.
“Governar com Lula e Fátima seria o melhor momento político da história de Currais Novos”, sonha prefeito

Odon Jr. segue empenhado na campanha para eleger Lula presidente da República em 30 de outubro. A votação do candidato do PT à presidência aumentou. Em 2022, Lula alcançou 61,28% dos votos, enquanto Haddad venceu Bolsonaro com 38,09%.
Em todo o Rio Grande do Norte, Lula conquistou 62,98% dos votos contra 31,02% de Bolsonaro no 1º turno. Para o jovem prefeito de Currais Novos, unir num mesmo tempo os governos de Lula, Fátima e Odon seria um impulso fundamental para o desenvolvimento da cidade:
– É sonho que esse momento possa acontecer. Seria, sem dúvidas, o melhor momento que Currais Novos poderia viver em toda sua história, na esfera política. Vamos com Lula no 2º turno para derrotar Bolsonaro e celebrar essa eleição”, disse, para explicar os próximos passos:
– Estamos ampliando ainda mais a nossa frente, que já é ampla, e buscando apoio das forças no Seridó juntamente com a governadora Fátima e o vice Walter. Estamos dialogando com prefeitos dos municípios e vamos ampliar a votação que Lula teve no 1º turno”, concluiu.