Segundo a portaria publicada no Diário Oficial do Município desta quarta (05), a tarifa social no transporte público de Natal será aplicada no próximo dia 30 de outubro, data do 2º turno das eleições de 2022, quando será escolhido o próximo presidente da República. A medida garante apenas aos passageiros que usam cartão eletrônico nos ônibus da capital, o pagamento de 50% do valor original da passagem, que é de R$ 3,90. Estudantes, que já pagam meia passagem, terão o valor cobrado habitualmente descontado no cartão. Além disso, a tarifa paga em espécie continuará sendo de R$ 4,00.
Porém, apesar de já ter definido a tarifa social com antecedência, até agora, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), não se manifestou sobre a quantidade de ônibus que estará em circulação no dia do pleito. A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) foi procurada pela Agência Saiba Mais na manhã de hoje. Nós questionamos a Secretaria sobre o número de veículos que estarão em circulação no segundo turno, mas nossas perguntas foram ignoradas.
No 1º turno, a STTU colocou um “reforço” de 27 ônibus a mais na frota, que aos domingos e feriados (como no dia das eleições) é reduzida a 30% do total de veículos. Com isso, dos 364 ônibus em circulação em dias normais, apenas 109 são colocados nas ruas aos domingos e feriados. No 1º turno, 136 veículos fizeram o transporte público, depois do anúncio de reforço na frota.
Medidas como a gratuidade nos ônibus, adotadas em algumas capitais, ou a redução no valor da tarifa, como em Natal, foram adotadas para facilitar o acesso dos eleitores aos locais de votação. Mas, desde a pandemia de covid-19, que teve início em 2020, os usuários do transporte público de Natal têm sido penalizados com a retirada de linhas de circulação pelos empresários do setor, que alegam prejuízos com a baixa demanda de passageiros.

Linhas fora de circulação
Em maio de 2022, as empresas de ônibus devolveram mais duas linhas regulares do transporte público em Natal: a N-17 (Gramoré/Petrópolis) e O-19 (Rodoviária/Ribeira), que deixaram de circular em 23 de maio.
Em março, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) já havia devolvido as linhas 68 (Alvorada – Parque das Dunas), 33B (Planalto – Lagoa Seca), 76 (Felipe Camarão – Parque das Dunas) e 593 (Circular Residencial Redinha).
Além dessas, outras 22 linhas já tinham sido tiradas de circulação pelo Seturn sob o argumento de baixa demanda de passageiros: 01A, 01B, 12-14, 13, 18, 20, 23-69, 30A, 31A, 34, 41B, 44, 48, 57, 65, 66, 81, 587, 588 e 592.