Prefeitura e IFRN concluem turma de robótica com alunos da rede municipal de ensino
Natal, RN 25 de abr 2024

Prefeitura e IFRN concluem turma de robótica com alunos da rede municipal de ensino

20 de outubro de 2022
2min
Prefeitura e IFRN concluem turma de robótica com alunos da rede municipal de ensino

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Na última quarta-feira (19), alunos da Escola Municipal Vicente de França Monte participaram das atividades de conclusão do projeto “Na trilha da Economia 4.0”, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus São Gonçalo do Amarante.

Durante este ano foi capacitada uma turma de 30 alunos da escola com aulas sobre robótica. A finalização da etapa do projeto foi com uma competição denominada Hacka Thon 4.0, onde foram propostos desafios, para 20 estudantes da turma, como a construção de um forno solar com a utilização de material reciclável.

“A ideia do evento é envolver robótica, sustentabilidade e empreendedorismo. Eles tiveram aulas sobre esses temas e nós desenvolvemos atividades para criação de ideias de negócio, com a simulação da criação de uma empresa de verdade”, destacou a professora Marcella Assunção, coordenadora do projeto.

O Hacka Thon 4.0 também contou desafios de como desenvolver uma cidade voltada para a sustentabilidade. As equipes tiveram uma premiação ofertada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (SME). Os vencedores conquistaram smartwatches, caixas de som portáteis e headphones.

O projeto já capacitou cerca de 160 alunos da rede pública de ensino no município.

Na trilha da Economia 4.0

A iniciativa, que associa o ensino à pesquisa e extensão, visa desenvolver habilidades, voltadas às tecnologias digitais, a partir de capacitação na área de robótica, nos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio das redes estadual e municipal de São Gonçalo do Amarante/RN. Para tanto, metodologias ativas de ensino são utilizadas, adotando a cultura Maker e o Problem Based Learning como ferramentas para desenvolver a autonomia, pensamento crítico e sentimento de liderança nos jovens alunos.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.