RN amplia votação de Lula e petista termina votação com 65,10% no Estado
Natal, RN 20 de abr 2024

RN amplia votação de Lula e petista termina votação com 65,10% no Estado

30 de outubro de 2022
2min
RN amplia votação de Lula e petista termina votação com 65,10% no Estado

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve um avanço na votação em todos os nove estados do Nordeste, incluindo o Rio Grande do Norte. Com 100% das urnas apuradas, o petista retoma o cargo que deixou em 2009 e teve 65,10% dos votos no RN, correspondente a 1.326.785 de votos. No primeiro turno, ele já havia terminado a eleição em primeiro lugar com 62,98%, equivalente a 1.264.179 votos potiguares.

Derrotado, Jair Bolsonaro (PL) também avançou na votação no RN, mas insuficiente para levá-lo à vitória. No primeiro turno, ele havia tido 31,02% dos votos (622.731). Agora, passou para 34,90%.

O triunfo representa uma vitória pessoal para a governadora Fátima Bezerra (PT). Coordenadora da campanha de Lula no RN, ela tinha a missão de ampliar a votação do companheiro de partido e conseguiu. Após o primeiro turno, a governadora também havia revelado uma “brincadeira saudável” entre governadores do PT da região, para acertar qual Estado daria mais votos a Lula.

O Estado potiguar não venceu a brincadeira “saudável”, mas Fátima conseguiu o principal: fazer crescer os votos do PT. O Estado nordestino a dar mais votos proporcionalmente para o novo presidente foi o Piauí. Com 99,63% das urnas apuradas, o estado do ex-governador Wellington Dias entregou 76,83% dos votos ao petista.

No Rio Grande do Norte, a campanha foi coordenada por Bezerra. Em entrevista anterior ao programa Balbúrdia, da Agência Saiba Mais, ela já havia revelado a confiança no triunfo de Lula. “Eu não tenho só esperança, como tenho muita confiança de que Lula vai ganhar essas eleições, e para tanto nós temos que trabalhar cada vez mais”.

O Nordeste concentra o segundo maior eleitorado do país. Com a votação expressiva conquistada na região, Lula conseguiu reverter a vantagem de Bolsonaro em outros locais. Este será o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva à frente da presidência, e o quinto do Partido dos Trabalhadores.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.