Vai até sexta-feira (28) o prazo para emissão de passagens gratuitas intermunicipais para o 2º turno das eleições gerais no RN. Até o momento, quase 15 mil bilhetes já foram emitidos no Terminal Rodoviário da capital e, para 29 municípios, as passagens já estão esgotadas.
O usuário deve comparecer antecipadamente, de forma presencial, aos guichês das empresas e associações de transporte alternativo até as 22h da sexta-feira (28), levando documento de identificação e título de eleitor, comprovando que vai viajar para o município onde vota.
Segundo a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), até o final de ontem (27), haviam sido emitidas 14.712 passagens de ida e volta para eleitores que vão viajar entre as 7h do sábado (29) e as 17h da segunda-feira (31).
Os municípios para onde não há mais passagens, saindo de Natal, são:
- Assu
- Mossoró
- Messias Targino
- Janduís
- Campo Grande
- Lajes
- Paraú
- Triunfo Potiguar
- Caraúbas
- Apodi
- Tenente Laurentino Cruz
- Jardim de Piranhas
- Patu
- Olho d´Água do Borges
- Umarizal
- Riacho da Cruz
- Itaú
- São Francisco do Oeste
- Pau dos Ferros
- Encanto
- São Miguel
- Rafael Godeiro
- Almino Afonso
- Lucrécia
- Frutuoso Gomes
- Alexandria
- Areia Branca
- Cerro Corá
- Lagoa Nova
A Fetronor esclarece que não será possível chegar no dia da votação e solicitar a gratuidade. O benefício deve ser requisitado previamente e contempla todas as empresas que operam no território potiguar: Expresso Cabral, Alves, Jardinense, Riograndense e Nordeste.
Ainda segundo a Federação das Empresas de Transporte, a emissão de passagens no sentido contrário (interior – Natal) seguem em todo o estado, também até as 22h desta sexta-feira (28). Nos municípios do Seridó, com destino à capital, já estão esgotadas.
A SAIBA MAIS teve acesso a relatos de pessoas que votam em cidades do interior, não cobertas pelo transporte rodoviário tradicional e, por isso, não conseguiram emitir as passagens de forma gratuita.
Sobre isso, o Governo do Estado informou que a emissão do bilhete realmente está limitada ao local de votação. Então, usuários que votam em 68 dos 167 municípios potiguares – que não recebem transporte direto de Natal – não estão contemplados com o benefício.
Região Metropolitana
Eleitores da Grande Natal (Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba e Extremoz) poderão acessar gratuitamente o transporte metropolitano durante todo o domingo (30). O passe livre se aplica a ônibus e vans credenciadas das empresas Trampolim da Vitória, Litorânea, Cidade das Dunas, Via Sul, Santa Maria e Guanabara e, nesse caso, não há necessidade de apresentar qualquer documento.
Natal
Já em Natal, um acordo extrajudicial envolvendo Defensoria Pública do Rio Grande do Norte (DPE/RN), Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) e Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Natal (Seturn) estabeleceu que o transporte público coletivo de Natal vai funcionar com 100% das linhas que circulam em dias úteis durante o próximo domingo (30), e de forma gratuita.
Isso significa um reforço de aproximadamente 40% da frota de um domingo regular, e o passe livre vale para viagens entre as 7h do sábado (29) até as 17h da segunda-feira (31).