Com quase 1 milhão de votos somados no RN, três candidatos ao Senado anunciam apoio a Lula no 2º turno
Natal, RN 25 de abr 2024

Com quase 1 milhão de votos somados no RN, três candidatos ao Senado anunciam apoio a Lula no 2º turno

5 de outubro de 2022
3min
Com quase 1 milhão de votos somados no RN, três candidatos ao Senado anunciam apoio a Lula no 2º turno

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Pelo menos três candidatos que participaram da corrida ao Senado no Rio Grande do Norte já anunciaram apoio a Lula neste segundo turno. É o caso do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT); do deputado federal Rafael Motta (PSB), e do servidor público Freitas Júnior (PSOL). Juntos, eles tiveram 957.171 votos para senador, equivalente a 56,55% da votação total.

A posição dos candidatos vêm desde o primeiro turno, sendo ratificada por alguns nesta segunda rodada. Segundo lugar na disputa com 33,40%, Carlos Eduardo divulgou a decisão nas redes sociais. Ele foi o candidato oficial de Lula na eleição.

“Participei da decisão da Executiva Nacional do PDT que garantiu apoio ao nome do presidente Lula neste segundo turno. O PT assumiu compromissos importantes e acredito que essa é a melhor decisão para o nosso país e para o total sucesso do governo da professora Fátima Bezerra”, disse.

Já Rafael Motta, mesmo sem receber o apoio formal do ex-presidente, buscou se associar ao petista durante toda a campanha. Atualmente ocupando o cargo de deputado federal, ele somou 22,76% dos votos e foi o terceiro colocado. Em um vídeo após o resultado das urnas, afirmou que Lula e Geraldo Alckmin — vice na chapa presidencial — “têm um projeto de reconstrução de um Brasil dividido e assolado pela fome, pelo desemprego e pela inflação”. O parlamentar também criticou os “inúmeros escândalos do atual governo” e prometeu “continuar trabalhando” para vencer Bolsonaro no dia 30 de outubro, data marcada de votação para o segundo turno.

Freitas Júnior (PSOL) foi outro que se pronunciou e ratificou o apoio ao petista, que já vinha desde o primeiro turno. "Fomos a candidatura da esquerda socialista que obteve mais votos no Estado, isso nos convoca a estar na trincheira para derrotar o fascismo representado por Bolsonaro e eleger Lula presidente!", disse.

UP e PSTU devem anunciar apoio

Outros dois partidos do campo da esquerda participam da eleição para senador. O récem-criado Unidade Popular (UP) lançou o militante sem-teto Marcos Antônio Ribeiro, o “Marcos do MLB”, que alcançou 0,21% dos votos, correspondente a 3.535. O PSTU apresentou o nome do experiente professor aposentado Dário Barbosa, que teve 0,18% dos votos — 3.072 sufrágios. 

A posição das duas siglas sobre o segundo turno nacional não foi anunciada, mas deve sair em breve. Cada um deles lançou candidato próprio à presidência. A UP, com o também dirigente sem-teto Léo Péricles, e o PSTU com a cientista social e ex-costureira de sapatos Vera Lúcia. Ambos os partidos, porém, devem fechar apoio ao PT, decisão que já ocorreu em 2018, quando apoiaram Fernando Haddad (PT) contra Bolsonaro. 

O PSTU deve anunciar a sua posição no segundo turno nesta quarta-feira (05). Em nota publicada no site oficial, entretanto, o partido afirmou que “segue sendo preciso derrotar Bolsonaro, mas também o seu projeto autoritário, o bolsonarismo e a ultradireita como um todo.”

Já Léo Péricles fez mistério, mas também criticou o atual presidente. “Continuamos a luta pela derrota do fascismo . Nos próximos dias, vamos anunciar nossa posição oficial, mas mantemos o compromisso da luta pela derrota de Bolsonaro e esse governo da fome, da miséria e do desemprego”, afirmou.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.