CULTURA

UFRN lança livro que trata sobre edição de impressos no RN

O Auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFRN receberá, nesta terça-feira (25), os autores do livro digital “Edição: memórias, espaços e impressos” (EDUFRN, 2022) para um bate papo sobre a obra. O livro é organizado pela professora Tatyana Mabel Nobre Barbosa (Dpec|Ppged) e conta com a participação de outros seis autores. A coletânea estará disponível em breve e de forma gratuita e traz, como um de seus objetivos, a reflexão sobre os impressos, num período em que outras mídias têm ganhado relevância em todo o mundo.

O encontro acontece a partir das 19h, com participação da Cooperativa Cultural.

Participam da obra docentes da UFRN, técnicos administrativos e professores da rede pública do RN: Cellina Muniz, Gilvan Araújo, Fabíola Barreto Gonçalves, Lucila Carvalho, Camila Gonçalves e o atual presidente da Livraria Cooperativa Cultural, José Correia Torres Neto, todos servidores da UFRN. O livro apresenta os resultados de estudos e de pesquisas sobre a edição em diferentes contextos.

Segundo a professora Tatyana Mabel, organizadora e uma das autoras, além de reunir algumas das pesquisas desenvolvidas no âmbito da UFRN sobre edição, o livro responde ao projeto de pesquisa do CNPq/Universal sob sua coordenação que investiga a temática.

“A obra tem como objetivo refletir sobre os impressos num tempo em que outras mídias e suportes ganham relevo”, aponta a professora. Em breve, a obra estará disponível no repositório da UFRN para acesso virtual e gratuito.

Desse modo, o artigo “Assim se faz livro em Natal”, escrito por Cellina Muniz e Gilvan Araújo, apresenta a importância das edições da editora CLIMA na publicação de livros em Natal. Também é destaque na obra o artigo “Artes e injunções de um ofício: a edição biográfica como conceito e prática em construção”, de Tatyana Mabel, que analisa o processo de edição de autobiografias para publicação.

“Edição e periodismo: a Revista Preá e suas especificidades editoriais como periódico de arte e cultura do Rio Grande do Norte” é a colaboração do presidente da Cooperativa Cultural para o livro, que conta, ao todo, com seis artigos. José Correia Torres Neto analisa, em sua pesquisa de doutorado, a edição de arte e de cultura no periodismo do estado.

“Revisor de textos: olhar alteritário no processo editorial”, de Fabíola Barreto Gonçalves, traz uma análise do conjunto documental que regulamenta e normatiza a profissão de editor e investiga como esse profissional realiza seu trabalho em várias unidades da UFRN. Também integra a obra, o artigo “Edição didática: práticas para a produção de materiais didáticos no contexto da Educação a Distância”, de Camila Gonçalves, que observa como a revisão orienta a edição do texto para atender finalidades didático-pedagógicas e “A língua portuguesa no Brasil Colônia e Império: objeto escolar e legado do livro e da edição”, de Lucila Carvalho e Tatyana Mabel. No artigo, as autoras observam a importância da edição e do livro para o ensino da língua em cada um desses períodos.

O prefácio é da pró-reitora de Gestão de Pessoas da universidade, Miriam Dantas, que assinala a importância da obra por resultar, em parte, das políticas asseguradas pela UFRN para qualificação profissional e consequente qualidade de vida no trabalho de seu quadro, com destacada importância dos Programas de Pós graduação – PPGED e PPGEL -, bem como das unidades de lotação desses profissionais no apoio e realização dessas pesquisas.

Mabel, organizadora do livro, ressalta que “todos os autores são profissionais da palavra – editores, revisores, docentes da área de língua portuguesa e literatura –, pesquisam sobre a história dos impressos e do universo editorial e são apaixonados pela leitura.”

Além disso, completa: “responde pela autoria, majoritariamente, técnicos administrativos vinculados ao universo editorial na UFRN, o que faz da obra resultado de um compromisso múltiplo com a edição: como objeto dos artigos que a compõem, e como parte da memória da edição e de seus agentes realizada na instituição”.

O livro teve apoio da Progesp-UFRN e integra a programação do XI Mês do Servidor como publicação institucional. No dizer da pró-reitora em seu prefácio, a obra inaugura um desejo antigo da PROGESP em “institucionalizar uma política de reconhecimento e de divulgação das produções resultantes da capacitação e educação profissional, notadamente dos seus servidores técnico-administrativos”.

Enquanto pesquisador, José Correia Torres Neto admite: há sempre um “carinho especial” pela edição impressa.

“São os efeitos do tempo no papel, a letra escrita, a marca do tipógrafo, o conteúdo, a linguagem, a encadernação, entre outros, que fazem desses impressos o ‘contador’ da história da humanidade. Os impressos e as memórias que carregam em si serão as referências que o pesquisador sempre terá carinho especial”, afirma José Correia.

“Colaborar com a coletânea foi muito importante para as minhas pesquisas, onde pude, pela primeira vez, tornar pública uma pequena fração dos resultados obtidos ao longo desses quatro anos”, frisa, em seguida.

Segundo a organizadora, muito ainda pode ser publicado pela instituição nessa temática, pois há muitos profissionais da área qualificados em nível de mestrado e doutorado com trabalhos meritórios de divulgação.

SERVIÇO

O que: bate papo sobre o livro digital “Edição: memórias, espaços e impressos
Quando: terça-feira (25), a partir das 19h
Onde: Auditório B do CCHLA, no Campus Central da UFRN

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article