UFRN lança livro que trata sobre edição de impressos no RN
Natal, RN 29 de mar 2024

UFRN lança livro que trata sobre edição de impressos no RN

24 de outubro de 2022
5min
UFRN lança livro que trata sobre edição de impressos no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFRN receberá, nesta terça-feira (25), os autores do livro digital “Edição: memórias, espaços e impressos” (EDUFRN, 2022) para um bate papo sobre a obra. O livro é organizado pela professora Tatyana Mabel Nobre Barbosa (Dpec|Ppged) e conta com a participação de outros seis autores. A coletânea estará disponível em breve e de forma gratuita e traz, como um de seus objetivos, a reflexão sobre os impressos, num período em que outras mídias têm ganhado relevância em todo o mundo.

O encontro acontece a partir das 19h, com participação da Cooperativa Cultural.

Participam da obra docentes da UFRN, técnicos administrativos e professores da rede pública do RN: Cellina Muniz, Gilvan Araújo, Fabíola Barreto Gonçalves, Lucila Carvalho, Camila Gonçalves e o atual presidente da Livraria Cooperativa Cultural, José Correia Torres Neto, todos servidores da UFRN. O livro apresenta os resultados de estudos e de pesquisas sobre a edição em diferentes contextos.

Segundo a professora Tatyana Mabel, organizadora e uma das autoras, além de reunir algumas das pesquisas desenvolvidas no âmbito da UFRN sobre edição, o livro responde ao projeto de pesquisa do CNPq/Universal sob sua coordenação que investiga a temática.

“A obra tem como objetivo refletir sobre os impressos num tempo em que outras mídias e suportes ganham relevo”, aponta a professora. Em breve, a obra estará disponível no repositório da UFRN para acesso virtual e gratuito.

Desse modo, o artigo “Assim se faz livro em Natal”, escrito por Cellina Muniz e Gilvan Araújo, apresenta a importância das edições da editora CLIMA na publicação de livros em Natal. Também é destaque na obra o artigo “Artes e injunções de um ofício: a edição biográfica como conceito e prática em construção”, de Tatyana Mabel, que analisa o processo de edição de autobiografias para publicação.

“Edição e periodismo: a Revista Preá e suas especificidades editoriais como periódico de arte e cultura do Rio Grande do Norte” é a colaboração do presidente da Cooperativa Cultural para o livro, que conta, ao todo, com seis artigos. José Correia Torres Neto analisa, em sua pesquisa de doutorado, a edição de arte e de cultura no periodismo do estado.

“Revisor de textos: olhar alteritário no processo editorial”, de Fabíola Barreto Gonçalves, traz uma análise do conjunto documental que regulamenta e normatiza a profissão de editor e investiga como esse profissional realiza seu trabalho em várias unidades da UFRN. Também integra a obra, o artigo “Edição didática: práticas para a produção de materiais didáticos no contexto da Educação a Distância”, de Camila Gonçalves, que observa como a revisão orienta a edição do texto para atender finalidades didático-pedagógicas e “A língua portuguesa no Brasil Colônia e Império: objeto escolar e legado do livro e da edição”, de Lucila Carvalho e Tatyana Mabel. No artigo, as autoras observam a importância da edição e do livro para o ensino da língua em cada um desses períodos.

O prefácio é da pró-reitora de Gestão de Pessoas da universidade, Miriam Dantas, que assinala a importância da obra por resultar, em parte, das políticas asseguradas pela UFRN para qualificação profissional e consequente qualidade de vida no trabalho de seu quadro, com destacada importância dos Programas de Pós graduação - PPGED e PPGEL -, bem como das unidades de lotação desses profissionais no apoio e realização dessas pesquisas.

Mabel, organizadora do livro, ressalta que “todos os autores são profissionais da palavra – editores, revisores, docentes da área de língua portuguesa e literatura –, pesquisam sobre a história dos impressos e do universo editorial e são apaixonados pela leitura.”

Além disso, completa: “responde pela autoria, majoritariamente, técnicos administrativos vinculados ao universo editorial na UFRN, o que faz da obra resultado de um compromisso múltiplo com a edição: como objeto dos artigos que a compõem, e como parte da memória da edição e de seus agentes realizada na instituição”.

O livro teve apoio da Progesp-UFRN e integra a programação do XI Mês do Servidor como publicação institucional. No dizer da pró-reitora em seu prefácio, a obra inaugura um desejo antigo da PROGESP em “institucionalizar uma política de reconhecimento e de divulgação das produções resultantes da capacitação e educação profissional, notadamente dos seus servidores técnico-administrativos”.

Enquanto pesquisador, José Correia Torres Neto admite: há sempre um “carinho especial” pela edição impressa.

“São os efeitos do tempo no papel, a letra escrita, a marca do tipógrafo, o conteúdo, a linguagem, a encadernação, entre outros, que fazem desses impressos o ‘contador’ da história da humanidade. Os impressos e as memórias que carregam em si serão as referências que o pesquisador sempre terá carinho especial”, afirma José Correia.

“Colaborar com a coletânea foi muito importante para as minhas pesquisas, onde pude, pela primeira vez, tornar pública uma pequena fração dos resultados obtidos ao longo desses quatro anos”, frisa, em seguida.

Segundo a organizadora, muito ainda pode ser publicado pela instituição nessa temática, pois há muitos profissionais da área qualificados em nível de mestrado e doutorado com trabalhos meritórios de divulgação.

SERVIÇO

O que: bate papo sobre o livro digital “Edição: memórias, espaços e impressos
Quando: terça-feira (25), a partir das 19h
Onde: Auditório B do CCHLA, no Campus Central da UFRN

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.