Últimas pesquisas apontam vantagem de Lula, que pode chegar a 54% dos votos
Natal, RN 23 de jul 2024

Últimas pesquisas apontam vantagem de Lula, que pode chegar a 54% dos votos

30 de outubro de 2022
2min
Últimas pesquisas apontam vantagem de Lula, que pode chegar a 54% dos votos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Ipec e Datafolha divulgaram, na noite desse sábado (29), véspera do 2º turno das Eleições 2022, as últimas pesquisas para presidente. No primeiro, a distância entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) foi de 8% e, no segundo, ficou na casa dos 4%. Resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. 

A pesquisa do Ipec foi realizada entre quinta-feira (27) e sábado (29), com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou mais menos. Nela, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 54% dos votos válidos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 46%.

O resultado do Ipec é o mesmo dos últimos três levantamentos (17/10 e 24/10), o que mostra sinais de estabilidade. Foram entrevistadas 4.272 pessoas em 236 municípios, e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05256/12.

Já o Datafolha desse sábado (29) trouxe uma vantagem menor para o candidato petista: 52% a 48%, com margem de erro também de dois pontos percentuais, o que pode configurar empate técnico.

O novo levantamento foi realizado entra a sexta-feira (28) e o sábado (29), quando 8.308 pessoas, em 253 municípios, foram ouvidas. O índice de confiança também é de 95%, e a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-08297/2022.

Tanto o Ipec quanto o Datafolha utilizam o mesmo método da Justiça Eleitoral para calcular os votos válidos. Nele, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.