2º turno em Natal: Bolsonaro dispara na preferência dos mais ricos
Natal, RN 27 de mai 2024

2º turno em Natal: Bolsonaro dispara na preferência dos mais ricos

4 de novembro de 2022
3min
2º turno em Natal: Bolsonaro dispara na preferência dos mais ricos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O 2º turno das eleições, em Natal, confirmou o acirramento da disputa presidencial entre os mais excluídos e os mais privilegiados. Lula (PT), eleito para o terceiro mandato como presidente do Brasil, ganhou em 27 bairros, com larga vantagem nas zonas Norte e Oeste. Já Bolsonaro (PL), único presidente a não conseguir reeleição para o cargo, venceu em apenas sete, essencialmente em partes das zonas Leste e Sul da capital

Os números, contudo, mostram que o candidato do PL disparou entre os bairros mais ricos. Nos cinco onde foi mais votado - Tirol (59,9%), Barro Vermelho (57,9%), Petrópolis (52,3%), Candelária (53,6%) e Lagoa Nova (51,7%) -, conseguiu ampliar sua votação em 29 pontos percentuais, uma média de 5,8% por bairro. Além desses, o discurso excludente e antidemocrático de Bolsonaro ganhou, no 2º turno, no Alecrim (50,5%) e na Cidade Alta (50,2%).

Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram tabulados pelo professor aposentado do Departamento de Física da UFRN, Mario Takeya. Neles, é possível constatar ainda que Lula se consolidou nos Guarapes (67,1%), Mãe Luiza (66,7%), Santos Reis (59,4%), Rocas (59,1%), Redinha e Felipe Camarão (ambos com 58,6%).

Marcadores sociais como a desigualdade e a concentração de renda ficam evidentes, por exemplo, na zona Leste de Natal. Nessa região, Lula ganhou em Mãe Luiza, nas Rocas e em Santos Reis, enquanto Bolsonaro disparou no Tirol, no Barro Vermelho e em Petrópolis. Nos três bairros, o candidato do PL ampliou sua votação em 5,4%, em média, em relação ao 1º turno.

Nos bairros mais populosos, o favoritismo de Lula se confirmou, também, no 2º turno. Potengi (52,8%) e Lagoa Azul (55,2%) deram, juntos, 18,8% dos votos que garantiram a vitória de Lula na capital, enfrentando a máquina pública comandada pelo prefeito bolsonarista Álvaro Dias (PSDB).

Ao todo, Lula teve 246.881 votos em Natal e ganhou de Bolsonaro por 53% a 47%.

Confira a seguir o número de votos dos candidatos, por bairro, em cada um dos turnos das Eleições 2022.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.