Agência SAIBA MAIS bate novo recorde, chega a 676 mil páginas lidas em um mês e audiência mais que dobra em 2022
A Agência SAIBA MAIS bateu novo recorde de audiência em outubro de 2022. No mês que teve como marco o segundo turno das eleições presidenciais, 300.934 leitores visitaram o site e leram 676.299 páginas de notícias. Antes, o recorde tinha sido no mês de junho de 2022, quando 229.535 pessoas haviam acessado o site, lendo 482.681 notícias.
A audiência de outubro de 2022 é agora a maior da história do site, desde agosto de 2017 quando estreou na internet. Quando comparamos a audiência com outubro de 2021, há um crescimento de 358,26% na quantidade de matérias lidas e 444,93% no número de pessoas que vieram ao site. Os dados são do Google Analytics.
“O crescimento da nossa audiência é fruto de um trabalho focado e em equipe. E tem relação direta com um conteúdo jornalístico elaborado de acordo com os princípios e valores que defendemos, e também com o que o público espera encontrar em veículo pautado pela defesa da democracia e dos direitos humanos. Temos consciência que estamos no caminho certo e ainda teremos um longo percurso de sucesso pela frente”, resume o fundador e editor-geral da Agência SAIBA MAIS, Rafael Duarte.
Como vem sendo publicado regularmente este ano, esse crescimento da audiência da SAIBA MAIS não é pontual. Nos primeiros 10 meses de 2022, o site já recebeu 1.435.944 mil usuários que leram 4.078.093 milhões de páginas. Isso representa um aumento de 111,16% na audiência registrada no mesmo período de 2021.
A editora de projetos e audiência da SAIBA MAIS, a jornalista Cledivânia Pereira, destaca a diversificação da audiência da agência nos últimos 12 meses. "Até o início de 2021, a audiência da SAIBA MAIS estava muito dependente de poucas matérias que conseguiam ter uma maior audiência no mês. Em outubro de 2021, apenas seis matérias conseguiram mais de 3 mil visualizações. Em outubro de 2022, são 37 reportagens com mais de 3 mil visualizações. Sendo que oito textos tiveram mais de 10 mil visualizações. A mais lida do mês, teve mais de 51 mil visualizações. É um crescimento incotestável e muito sólido", explicou.
A Agência SAIBA MAIS conta hoje com uma equipe de oito jornalistas e é a única do Estado que faz parte da Associação de Jornalismo Digital do Brasil (Ajor). Em 2022, a SAIBA MAIS conquistou vários editais jornalísticos incluindo os abertos por empresas Meta e Google, as gigantes da plataforma digital.
Um dos projetos já concluídos é o Programa Acelerando a Transformação Digital – Educação Midiática e Combate à Desinformação que foi desenvolvido pela Meta (empresa que comanda o Facebook, Instagram e WhatsApp) e o International Center for Journalists, com apoio da Ajor. As organizações de notícias selecionadas desenvolveram projetos que envolvem educação midiática e os esforços no combate à desinformação no Brasil.
Ao todo, mais de 450 organizações de diversas partes do Brasil participaram de 34 sessões de treinamentos com especialistas de mídia nacionais e internacionais. Entre os temas abordados estavam novos modelos de negócios e receitas, gestão de projetos e produtos, estratégias de desenvolvimento de audiência, gestão de conteúdo e monetização, entre outros.
Desse total, 65 organizações (incluindo a Agência SAIBA MAIS) foram beneficiadas com mentorias e fundos de inovação para desenvolverem os projetos e iniciativas voltadas para a transformação digital de veículos de imprensa.
SAIBA MAIS está em projeto de Startup do Google
Em 2022, a Agência SAIBA MAIS também está no restrito grupo de 16 empresas de notícias selecionadas para participar da segunda edição do GNI Startups Lab, o programa de aceleração voltado ao jornalismo e desenvolvido pela empresa em parceria com a Ajor e a Echos, laboratório de futuros desejáveis.
Em 2022, o número de startups no programa foi ampliado de 10 para 16 veículos jornalísticos. Das iniciativas selecionadas, 12 são associadas à Ajor (Associação de Jornalismo Digital): ((o))eco, Agência SAIBA MAIS, Ambiental Media, Correio Sabiá, Desenrola e Não Me Enrola, Fala Roça, Fiquem Sabendo, Jornal Plural, Matinal Jornalismo, Nós, Mulheres da Periferia, Rádio Guarda-Chuva, Reset.
As empresas selecionadas estão recebendo 16 semanas de workshops e treinamento com acompanhamento individual, sobre temas fundamentais para a viabilidade financeira de um meio jornalístico, estratégia de negócio, identidade de produto, vendas e marketing, construção de comunidade e captação de recursos.
Agência experimenta novos formatos e está investindo na melhoria da distribuição de conteúdo
Nos últimos meses, a Agência SAIBA MAIS tem trabalhado para melhorar a forma como expõe e entrega o conteúdo jornalístico produzido. É um trabalho contínuo e tem como objetivo dar eficiência à entrega do conteúdo. Hoje, a agência tem mais de 40 mil perfis conectados nas redes sociais do Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e WhatsApp (+55 84 9844-0321).
Desde o segundo semestre de 2021, a Agência SAIBA MAIS faz parte de um grande projeto do Google que implanta novo formato de produzir conteúdo jornalístico. São as chamadas WebStories. É o único veículo do RN a participar deste projeto e já produziu 40 histórias que unem texto, fotos, áudio e vídeo na edição. Algumas histórias dessas já foram vistas por mais de 5 mil pessoas e, superada a fase de aprendizado e questões técnicas, as micro histórias já aparecem diariamente entre as mais lidas do site.
Outras novidade da Agência em 2022 é que a partir deste mês de junho o conteúdo produzido pelo site de jornalismo independente faz parte do projeto do Google Destaques, que tem foco na curadoria especializada, no apoio ao jornalismo profissional e em facilitar o acesso às notícias regionais. O projeto está em expansão no Brasil e a Agência SAIBA MAIS é um dos 100 veículos escolhidos pelo Google no Brasil.
QUEM SOMOS
A SAIBA MAIS é uma agência de reportagem e jornalismo independente sem fins lucrativos formada por um coletivo de profissionais de comunicação pautada pela defesa dos direitos humanos, das liberdades individuais e da democracia. Nossa principal missão é dar visibilidade às narrativas silenciadas da sociedade. As reportagens, matérias e opiniões publicadas pela agência SAIBA MAIS estão alinhadas a quatro eixos principais: cidadania, transparência, democracia e cultura.
O trabalho tem pouco mais de quatro anos de vida e o foco é produzir sobre e para o Rio Grande do Norte, que pelo Atlas da Notícia de 2020 lidera (junto com Tocantins) o ranking de maior incidência de desertos de notícia no Brasil.
Notícias Mais Lidas de Outubro de 2022
CarnaLula: Natal terá carnaval fora de época para comemorar aniversário de Lula
Quatro deputados do RN votam contra urgência de projeto que inclui pedofilia como crime hediondo