Um pouco da história do Rio Grande do Norte pode ser vista em novo formato. A Agência SAIBA MAIS lança nesta quarta-feira (30) a série “RN de mulheres pioneiras”, em web stories, um novo formato dos conhecidos stories das redes sociais, mas baseado na web. O projeto foi contemplado pelo Edital Economia Criativa 2022 do Sebrae RN, segmento Audiovisual.
O objetivo é democratizar informações sobre aquelas que se destacaram na política. O público-alvo inclui estudantes dos ensinos fundamental e médio, mas o conteúdo pode ser consumido por qualquer pessoa.
Os carrosséis de histórias tratam da primeira eleitora do Brasil, Celina Guimarães; da primeira prefeita do país, Alzira Soriano; da primeira deputada estadual, Maria do Céu Pereira de Araújo Fernandes; da concretização do voto feminino; do cenário atual para as mulheres na política e das governadoras.
“O edital Economia Criativa do Sebrae nos provocou a pensar novas formas de contar histórias importantes para o estado, usando mídias não convencionais. Pensar o ‘RN de mulheres pioneiras’ usando as web stories nos permitiu inovar no formato e oferecer mais um bom produto para o nosso público”, comentou o editor geral da Agência SAIBA MAIS, Rafael Duarte.
As web stories são para ser vistas e lidas especialmente em celulares e oferecem experiência de tela inteira, imersiva. Estão disponíveis no site da Agência e podem ser apresentadas nas superfícies relevantes dos utilizadores do Google, como a Pesquisa e o Discover. A produção foi das repórteres Isabela Santos, Jana Sá e Mirella Lopes e a formatação, da editora de novos projetos, Cledivânia Pereira.
“O objetivo do projeto é abrir uma janela digital para as histórias dessas mulheres incríveis que nasceram em nosso Estado e foram vanguarda na política do Brasil. A intenção é despertar nos jovens o interesse por essas personagens tão importantes do nosso passado. A partir dessa ‘pílula’ de conhecimento, que os estudantes consigam despertar para um conteúdo mais aprofundado. Estamos oferecendo aos professores um conteúdo em formato digital que eles podem usar em sala de aula para apresentar essas histórias, por exemplo”, explica a editora de projetos da SAIBA MAIS, Cledivânia Pereira.
Desde o segundo semestre de 2021, a Agência SAIBA MAIS faz parte de um grande projeto do Google que implanta o novo formato de produção jornalística, disponível apenas no Brasil, nos Estados Unidos e na Índia. É o único veículo do RN a participar da iniciativa e já produziu 70 histórias que unem texto, fotos, áudio e vídeo na edição. Algumas dessas web stories já foram vistas por mais de 5 mil pessoas e, superada a fase de aprendizado e questões técnicas, as micro histórias já aparecem diariamente entre as mais lidas do site.
Em 2022, SAIBA MAIS firmou parceria com Google e META
Outras novidade da Agência em 2022 é que o conteúdo produzido pelo site de jornalismo independente faz parte do projeto do Google Destaques, que tem foco na curadoria especializada, no apoio ao jornalismo profissional e em facilitar o acesso às notícias regionais. O projeto está em expansão no Brasil e a Agência SAIBA MAIS é um dos 100 veículos escolhidos pelo Google no Brasil.
Nos últimos meses, a empresa tem trabalhado para melhorar a forma como expõe e entrega o conteúdo jornalístico produzido. É um trabalho contínuo e tem como objetivo dar eficiência à entrega do conteúdo. Hoje, a agência tem mais de 40 mil perfis conectados nas redes sociais do Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e WhatsApp (+55 84 9844-0321).
Confira a série completa:
CELINA GUIMARÃES: 1ª ELEITORA DO BRASIL
ALZIRA SORIANO: 1ª PREFEITA DO BRASIL
1ª DEPUTADA ESTADUAL DO BRASIL É POTIGUAR
CONCRETIZAÇÃO DO “VOTO DE SAIAS” NO RIO GRANDE DO NORTE
CENÁRIO ATUAL DAS MULHERES NA POLÍTICA POTIGUAR