Andreia Braz lança livro de crônicas nesta sexta-feira (4), na Livraria Cooperativa Cultural
Natal, RN 28 de mar 2024

Andreia Braz lança livro de crônicas nesta sexta-feira (4), na Livraria Cooperativa Cultural

2 de novembro de 2022
4min
Andreia Braz lança livro de crônicas nesta sexta-feira (4), na Livraria Cooperativa Cultural

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Uma reunião de histórias contadas com uma linguagem simples dá o tom de “Lições de otimismo e outras crônicas” (CJA, 2022), de Andreia Braz, livro que será lançado nesta sexta-feira (4), na Livraria Cooperativa Cultural, às 16h, no Campus Central da UFRN. As crônicas começaram a ser escritas em 2013 e são, para além da descrição das histórias de pessoas que cruzaram o caminho de Andreia, uma forma de homenageá-las. A obra traz narrativas sobre filmes, livros, eventos culturais, histórias de amor, de amizade e relatos de resiliência humana, dentre outros temas.

Ana Cláudia Trigueiro e Tarcísio Gurgel, que assinam, respectivamente, o prefácio e as orelhas do livro, participarão do evento de lançamento, que faz parte das comemorações dos 45 anos da Cooperativa, celebrados em 2022. No âmbito das festividades, outros autores puderam compartilhar, na Livraria, a experiência de lançar suas obras, chegar mais perto do público para um bate-papo e curtir um momento de autógrafos e abraços. Andreia, cuja paixão é ouvir e contar histórias, está ansiosa para encontrar o público na próxima sexta-feira.

“Gosto de escrever sobre pessoas, principalmente. A obra tem muitas crônicas de cunho biográfico. Essa que dá título ao livro [Lições de otimismo] é sobre um cunhado [Moreira Júnior] que morreu de uma doença congênita e trata um pouco da resiliência, do otimismo e da forma como ele enfrentou a patoligia. A crônica foi escrita em 2018”, pontua Andreia Braz.

Dentre as crônicas reunidas, estão a do carroceiro que passa à porta de Andreia para fazer o recolhimento de lixo reciclável, a da menina que caminha pela rua enquanto vende alguns produtos, a de um senhor que narrou a própria história de amor à autora enquanto os dois aguardavam o ônibus para ir à UFRN e várias outras, motivadas sempre pelo fascínio de Andreia em mergulhar no universo alheio. “Para mim, não há nada mais fascinante do que sentar, escutar a história de alguém e depois ir para o computador escrever uma crônica”, afirma a autora. Além de homenagear pessoas queridas, Andreia frisa que o título do livro também não deixa de ser uma espécie de autorretrato.

“Tem uma crônica que homenageia Nelson Patriota, que foi um grande amigo e parceiro de trabalho por mais de dez anos. Outro texto faz uma homenagem à Ceiça Fraga, professora do Departamento de História da UFRN, uma pessoa muito importante para mim. O título do livro, ao mesmo tempo em que dá nome a uma das crônicas, tem muito a ver comigo, porque eu sou uma pessoa bem alegre e otimista”, sublinha.

Andreia Braz é pernambucana de Garanhuns e vive em Natal há quase três décadas. Técnica em Turismo pelo Instituto Federal do RN (IFRN), bacharel em Turismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), graduada em Letras e especialista em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, Andreia cursa Biblioteconomia na instituição e atua como revisora de textos no Instituto Metrópole Digital (IMD), unidade acadêmica da Universidade.

A autora participou da revisão de obras de Américo de Oliveira Costa, Câmara Cascudo, Dorian Gray Caldas, Luís Carlos Guimarães, Nelson Patriota, Ana Cláudia Trigueiro, Constância Lima Duarte, Diulinda Garcia, Maria da Conceição Fraga, entre outros. Participou dos seguintes livros: Antologia Literária II: SPVA/RN (2002); Cartas para Zila Mamede (EDUFRN, 2016, e-book); Natal e outras crônicas (EDUFRN, 2016, e-book); Receitas e histórias para sonhar e ser feliz: V Antologia Cultive (Cultive, 2018); Contos e crônicas: coletânea UBE/RN – 2019 (Offset, 2019); O outro voo da coruja (2020, e-book); Biografias literárias: Coletânea UBE/RN – 2021 (Offset, 2021).

Andreia é membro da União Brasileira de Escritores – UBE/RN, do Mulherio das Letras Zila Mamede e do Candeeiro – Clube de Leitura. “Lições de Otimismo e outras crônicas” foi contemplado no Edital da Lei Aldir Blanc/FJA. A autora também é colaboradora do blog Papo Cultura. Andreia Braz se define como uma “operária da palavra” e busca em fontes como Rachel de Queiroz, Clarice Lispector, Zila Mamede, Nísia Floresta, Rubem Braga, Vinicius de Moraes, Newton Navarro, Berilo Wanderley, Luís Carlos Guimarães e tantos outros escritores renomados, inspirações diversas para seguir aprimorando o ofício que tanto ama: escrever com afinco e simplicidade.

Serviço:
O que: lançamento do livro “Lições de otimismo e outras crônicas”
Quando: sexta-feira (4), às 16h
Onde: Livraria Cooperativa Cultural (no Centro de Convivência da UFRN)

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.