1
Comitê Científico volta a recomendar uso de máscara em ambientes fechados no RN
15 de novembro de 2022
4min

00:00
00:00
Em virtude da identificação de uma nova variante no país, a BQ.1, e levando em conta o aumento dos casos de Covid-19 em alguns estados, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e o Comitê Científico, que acompanha a pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte, emitiram novas recomendações para conter o avanço da doença no estado e enfrentar o período sazonal de circulação dos vírus respiratórios em território potiguar.
Em reunião realizada na noite dessa segunda-feira (14), ficaram definidas algumas instruções, entre elas a utilização de máscara de ambientes fechados, o início da aplicação da 5ª dose da vacina em idosos, a ampliação de horários e pontos de vacinação, o isolamento em casos positivos ou sintomáticos e a testagem e notificação através da plataforma Notifica RN.
“Se a pessoa tiver com sintomas respiratórios, ela deve praticar o distanciamento social imediato, utilizar a máscara, principalmente se ela conviver com idosos e procurar uma unidade de saúde para ser testada”, reforçou Lyane Ramalho, secretária-adjunta da Sesap e membro do Comitê Cientifico.
As recomendações, conforme explica a secretária-adjunta da Sesap, têm um caráter preventivo. Isso porque o RN ainda não registra aumento de casos, internações e mortes por Covid-19. A taxa de ocupação de leitos está em 37%, sem fila de espera, com 4 a 15 casos confirmados por dia e sem óbitos.
"Precisamos fazer este alerta para que, caso exista aumento do número de casos no estado e internações, possamos estar preparados e principalmente precaver a população para que cada um faça a sua parte, principalmente com atenção às suas doses da vacinação contra a Covid-19", lembrou Lyane.
Mais de 1 milhão de potiguares não tomaram a primeira dose de reforço da vacina (D3) e apenas 21% tomaram a segunda dose de reforço (D4), conforme dados da plataforma RN+Vacina.
[video width="640" height="352" mp4="https://saibamais.jor.br/wp-content/uploads/2022/11/WhatsApp-Video-2022-11-15-at-12.07.17.mp4"][/video]