Dos Pedaços: cineasta Aristeu Araújo lança seu primeiro livro em Natal
Natal, RN 29 de mar 2024

Dos Pedaços: cineasta Aristeu Araújo lança seu primeiro livro em Natal

8 de novembro de 2022
4min
Dos Pedaços: cineasta Aristeu Araújo lança seu primeiro livro em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O romance “Dos Pedaços”, do cineasta Aristeu Araújo, será lançado em Natal na próxima quinta-feira (10), às 18h. O evento será no Mahalila Café & Livros e contará com a presença do autor para autógrafos.

Publicado por meio de um financiamento coletivo que contou com mais de 200 apoiadores, o trabalho é a estreia literária do cineasta potiguar radicado em Curitiba.

Dos Pedaços é formado por espécies de contos quase que independentes, mas que juntos criam o enredo da obra. Por meio dos personagens, em uma estrutura correlata, o autor constrói para o leitor um enredo que ao mesmo tempo é complexo, a partir da integração das histórias, e simples pela leveza da leitura e singularidade no texto.

A protagonista é Dolores. Casada, mãe de gêmeos e proprietária de uma casa de praia. Nada mais banal do que uma vida de classe média, em que o verão é o momento mais esperado do ano.

Narrado em terceira pessoa, mas em um misto de fluxo de pensamento, o imóvel litorâneo surge como símbolo das aspirações de Dolores e seu marido ao prever o futuro como “uma estrada ensolarada e arejada. Sem acidentes”. Para o escritor, contudo, nada mais humano do que o autoengano. “No fim, há sempre a tragédia nos espreitando”, ressalta.

No livro, cada capítulo narra um trecho, um pedaço independente dessa “tragédia do cotidiano”, como define Araújo. Em um deles, Dolores surge em fase adulta; em outro, adolescente; Carlos, seu marido, é visto pelo leitor em um episódio de sua infância. Há capítulos ainda para um vizinho e um policial.

Para Dolores, a descoberta da gravidez “trouxe uma carga de ansiedade que não foi mais embora”. Aristeu Araújo explana que a ansiedade é geralmente a materialização de medos improváveis, “a antecipação de um mau futuro. Algumas vezes, contudo, os pesadelos se realizam”, pondera.

Dos Pedaços ainda aproveita as idas e vindas no tempo para narrar um pedaço da história recente do país. São fatos importantes da política que servem de pano de fundo para cada um dos capítulos, a exemplo do que acontece no cotidiano de todos os brasileiros e brasileiras. Mudanças no plano macro influenciam diretamente a vida de Dolores, Mários, Marias e Josés.

Cineasta Aristeu Araújo é potiguar radicado em Curitiba. | Foto: Divulgação

O livro foi publicado com auxílio da produtora potiguar Mariana Hardi, que tem seu próprio selo editorial. O projeto gráfico e a ilustração de capa é de Waldenor Júnior, músico e artista 3D, e o prefácio é do jornalista Yuri Borges.

O Autor

Aristeu Araújo é cineasta, tendo lançado nove curtas-metragens. No mercado, atua principalmente como montador de filmes e, no momento, se dedica à roteirização de seu primeiro longa-metragem, A Ponte. Entre seus curtas, destaque para os filmes “Quando as Coisas se Desmancham” e “Naquela Noite Ele Sonhou com Um Mar Azul”. Também mantém uma coluna com crítica de cinema, a Cine Garimpo, no Jornal Plural.

SERVIÇO
Lançamento do romance Dos Pedaços, de Aristeu Araújo
121 páginas
R$ 35,00
Local: Mahalila Café & Livros
Data: 10 de novembro
Hora: a partir das 18h

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.