Edição de 50 anos dos JERNs começa nesta terça-feira
Natal, RN 29 de mar 2024

Edição de 50 anos dos JERNs começa nesta terça-feira

28 de novembro de 2022
3min
Edição de 50 anos dos JERNs começa nesta terça-feira

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs) completam 50 anos em 2022, com abertura do evento nesta terça-feira (29), às 16h, no Papódromo, Centro Administrativo de Natal. Na ocasião, réplicas do monumento alusivo à data, de autoria do artista Guaraci Gabriel, serão entregues às 16 Direcs participantes.

Os números desta edição especial dos JERNs são vultosos: 162 municípios envolvidos na disputa, com a realização de 16 fases regionais. Os jogos vão abrigar 24 modalidades, das quais 15 são individuais e 9 coletivas. Participarão 1.509 escolas das redes estadual, municipal e privada. Somente a fase final vai reunir em torno de 8 mil alunos-atletas, 644 técnicos e 470 assistentes de 528 escolas em Natal, entre os dias 29 de novembro e 12 de dezembro. Ao todo, são quase 40 mil pessoas envolvidas no processo, entre alunos-atletas, técnicos e servidores públicos e de toda a rede colaborativa de ensino do RN.

A etapa final dos jogos chegou a ser suspensa, devido a uma quebra de contrato da empresa encarregada de fornecer a hospedagem e alimentação. Resolvida a questão, as equipes representantes do interior, na fase final da competição, ficarão abrigadas no Caic Esportivo, no bairro de Lagoa Nova. Ao todo 3.500 pessoas receberão os cuidados de acolhimento, referentes a alojamento, alimentação e segurança para participarem das competições.

Além dos JERNs, o Governo do Estado, através da Subsecretaria do Esporte e do Lazer da Seec, também realizou os Jerninhos e os Juverns. Quase 60 mil alunos-atletas participam desses três eventos esportivos, além de número superior a 3 mil técnicos e profissionais da educação da rede colaborativa.

Os Juverns selecionam atletas para a fase final de duas competições nacionais: os Jogos da Juventude, que contemplam alunos atletas de 15 a 17 anos, e que neste ano foram realizados em Aracaju, de 1º a 15 de setembro, promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro. E os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), nas categorias de 12 a 14 anos, que este ano aconteceram no Rio de Janeiro, de 1º a 15 de novembro, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar. Somadas as duas delegações, quase 600 pessoas representaram as cores e a força potiguar nesses eventos esportivos e, para nosso orgulho, com absoluto êxito.

A mais recente participação em eventos nacionais ocorreu nas Paralimpíadas Escolares, de 23 a 25 deste mês, em São Paulo. A delegação do Estado contou com 40 integrantes entre técnicos, atletas e dirigentes. O investimento rendeu resultados: a bagagem dos atletas voltou com o peso de 33 medalhas, sendo 23 de Ouro, 8 de Prata e 2 de Bronze, conquistadas.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.