CULTURA

Escritor e jornalista Cefas Carvalho lança livro de poesia nesta quinta na Livraria Manimbu​​

Crédito da foto: Enthony Delafuente

Nesta quinta-feira, 10, o jornalista e escritor Cefas Carvalho (que é colunista do Saiba Mais, escrevendo ​à​s terças-feiras) lança ​novo livro, desta vez, de poesias. Trata-se de “Sismos”, publicado pela editora paulistana-portuguesa Urutau, após ser um dos vencedores de edital aberto para publicação de livros inéditos de poesia em estados do Nordeste.​ O evento será na Livraria Manimbu, na Rua Açu, 666, bairro Petrópolis, das 16h ás 21h.​

​Escritor com onze livros publicados até agora em diversos gêneros, como romance, crônica, conto e jornalismo cultural), Cefas registra que as poesias reunidas no livro foram escritas ao longo de quase uma década e como como unidade temática a aridez e um erotismo amargo, evocando a sismologia, o estudo dos tremores de terra, como metáfora usada em vários poemas e que dá nome ao livro.

Sobre as poesias, o autor assinala que “no livro algumas poesias são conhecidas das redes sociais, outras foram premiadas em concursos literários, e outras são totalmente inéditas tendo como ponto de encontro uma visão pessimista e pragmática da vida e o desejo como algo doloroso, não-realizado ou imaginado”, explica Cefas.

Segundo a poeta e professora Iracema Macedo, no texto da orelha do livro, “Cefas Carvalho reúne em Sismos poemas em estado terroso, de solo, epicentro e lava, talvez um pouco de fogo, mas sem voos ou águas. Poemas arenosos que transformam a aridez em ar possivelmente respirável. Ao Lê-los, temos a sensação de um soco, mas também de um sopro”.

O lançamento na Manimbu, a única livraria de rua do Rio Grande do Norte em funcionamento, não foi por acaso. “Trata-se de uma maneira de celebrar a livraria que abre espaço para autores potiguares”, explica Cefas. O diretor da Manimbu, Aluísio Azevedo Júnior, também escritor e editor, registra que “nosso objetivo é retomar o evento Quintas Literárias que realizávamos quando eu geria a Nobel Livraria e fazer do espaço um centro de convivência de escritores e artistas em geral”.

SERVIÇO

O que: Lançamento de “Sismos”, livro de poesias de Cefas Carvalho
Onde: Livraria Manimbu, Rua Assu, 666, Natal/RN
Quando: Quinta-feira, dia 10, das 16h às 21h

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo