Exibição do filme “Marte Um” abre 9ª Mostra de Cinema de Gostoso
Natal, RN 29 de mar 2024

Exibição do filme “Marte Um” abre 9ª Mostra de Cinema de Gostoso

5 de novembro de 2022
5min
Exibição do filme “Marte Um” abre 9ª Mostra de Cinema de Gostoso

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Uma sala de cinema ao ar livre, sessão gratuita, com o pé na areia, cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m e o teto de estrelas, tendo a lua como testemunha. Gostoso? O cenário, distante 102 km da capital potiguar, está instalado na Praia do Maceió, município de São Miguel do Gostoso, onde acontece a 9ª Mostra de Cinema de Gostoso. Um dos mais concorridos e respeitados eventos do audiovisual brasileiro teve início nesta sexta (04) e segue até o dia 08 de novembro de 2022.

“Um festival de cinema incrível, que todos pelo menos amam”, classifica a Mostra o ator brasileiro Rodrigo Pandolfo, que participa do evento num dos mais dos belos destinos litorâneos do Rio Grande do Norte pela primeira vez.

SAIBA MAIS  Cinema na praia, shows e programação infantil; confira agenda cultural deste final de semana na Grande Natal

Na sessão de abertura, a exibição do curta-metragem “Arrebentação”, de produção do Coletivo Nós do Audiovisual, e o longa “Marte Um”, dirigido por Gabriel Martins e escolhido para representar o Brasil no Oscar. A solenidade contou com a presença da governadora Fátima Bezerra.

Governadora Fátima ressalta importância do audiovisual na abertura da 9ª Mostra de Cinema de Gostoso | Foto: Raiane Miranda

“É com imensa alegria que o Governo do Estado patrocina esse evento. Desejo aos expectadores quatro dias maravilhosos de exibição dessa Mostra. Assim como desejo muita sorte aos participantes da mostra competitiva. Que sejamos todos vencedores no quesito diversão, entretenimento, reflexão e aprendizado por meio do audiovisual produzido no nosso país”, disse a chefe do poder executivo estadual.

Segundo os organizadores Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, responsáveis pela direção geral e curadoria, este ano a Mostra recebeu um número recorde de inscrições de filmes — 927 obras vindas de todas as regiões do país.

Todos os selecionados serão exibidos até o dia 8 de novembro entre as mostras Competitiva, Panorama, Coletivo Nós do Audiovisual e Sessões Especiais: são 13 curtas-metragens e dez longas-metragens de 12 estados brasileiros. Na lista está “Noites Alienígenas”, o vencedor do Festival de Cinema de Gramado; “Regra 34”, vencedor do Festival de Locarno; “Mato Seco em Chamas”, que teve estreia no Festival de Berlim.

Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Cascudo, em homenagem ao folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Troféu da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema.

A programação de atividades conta ainda com a realização de debates com realizadores dos filmes, seminários sobre o mercado audiovisual brasileiro e o 3º Gostoso Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos.

Em sua 9ª edição, o maior festival de cinema realizado no Estado, que recebe em média 2 mil pessoas por noite, terá um novo local de exibição: uma tenda climatizada na Praia do Maceió, com 80 lugares, onde acontecerá a Mostra Panorama, que exibirá longas e curtas-metragens no período da tarde.

Os realizadores destacaram na abertura da Mostra a função social do evento. Desde seu primeiro ano, 2013, até o presente momento, concomitante à exibição dos filmes, os organizadores vêm promovendo formação técnica, voltada para mais de 100 jovens dessa região. Foram realizadas 47 oficinas de formação e produzidos 22 curtas-metragens.

MOSTRA COMPETITIVA

LONGAS-METRAGENS

CARVÃO, de Carolina Markowicz – SP

A FILHA DO PALHAÇO, de Pedro Diógenes – CE

NOITES ALIENÍGENAS, de Sérgio de Carvalho – AC

PALOMA, de Marcelo Gomes – PE

CURTAS-METRAGENS

AINDA RESTARÃO ROBÔS NAS RUAS DO INTERIOR PROFUNDO, de Guilherme Xavier Ribeiro – SP

A CABAÇA DA CRIAÇÃO, de Altemir Avilis, Gil Leal e Ramon Bezerra – RN

ELA MORA LOGO ALI, de Fabiano Barros e Rafael Rogante – RO

INFANTARIA, de Laís Santos Araújo – AL

MOSTRA PANORAMA

LONGAS-METRAGENS

ALAN, de Daniel Lisboa e Diego Lisboa – BA

BEM-VINDOS DE NOVO, de Marcos Yoshi – SP

A MÃE, de Cristiano Burlan – SP

REGRA 34, de Julia Murat – SP

CURTAS-METRAGENS

CADÊ HELENY, de Esther Vital – SP

CASTELO DA XELITA, de Lara Ovídio – RN

CORDEL DA VILA: A RAINHA LOUCA CONTRA O ESCANDALOSO, Gil Leal – RN

GAROTOS INGLESES, de Marcus Curvelo – BA

MANHÃ DE DOMINGO, de Bruno Ribeiro – RJ

TEKOHA, de Carlos Adriano – SP

UM TEMPO PARA MIM, de Paola Mallmann – RS

SESSÕES ESPECIAIS

Filme de abertura

MARTE UM, de Gabriel Martins – MG

Filme de encerramento

MATO SECO EM CHAMAS, de Adirley Queirós e Joana Pimenta – DF

MOSTRA COLETIVO NÓS DO AUDIOVISUAL

ARREBENTAÇÃO, de Cristina Lima e Roberto de Lima – RN

OS BARRAQUEIROS, de Maisa Tavares e Bruna Farias – RN

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.