Festival 3i: Maior evento de jornalismo digital independente do país acontece neste sábado (19) em Recife
Natal, RN 29 de mar 2024

Festival 3i: Maior evento de jornalismo digital independente do país acontece neste sábado (19) em Recife

18 de novembro de 2022
4min
Festival 3i: Maior evento de jornalismo digital independente do país acontece neste sábado (19) em Recife

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A espera acabou ! O Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente acontece neste sábado (19), em Recife com representações dos 9 estados do Nordeste. Essa é a 4ª edição do festival e representa um marco para a Associação Nacional de Jornalismo Digital (Ajor): é a primeira vez que um evento presencial é organizado pela entidade, fundada em maio de 2021.

No primeiro semestre deste ano, a Associação realizou o 3i nacional, com uma programação 100% online e gratuita. Em 2018, o Festival já havia passado por Recife, bem como em Belo Horizonte e Porto Alegre, também em encontros locais. As outras edições nacionais foram realizadas no Rio de Janeiro, em 2017 e 2019.

“Estamos muito felizes em poder realizar este espaço de networking e aprendizado entre nossas associadas, estudantes e jornalistas. Esperamos que o 3i ajude a inspirar uma nova geração de empreendedores da área no Nordeste e mostre caminhos para a sustentabilidade daqueles que já são parte do ecossistema de mídia da região”, afirma Maia Fortes, secretária executiva da Associação. 

A realização do evento faz parte do esforço da organização em expandir sua atuação e o número de associadas fora do eixo Rio-São Paulo, assim como descentralizar a discussão sobre inovação do jornalismo e atrair o olhar de financiadores para outros estados. O evento conta com o apoio da Fundação Ford.  

Programação

Com uma programação que ocorre ao longo de todo o sábado, das 9h às 18h (horário de Brasília), o Festival 3i NE terá quatro mesas, que abordarão a descentralização dos investimentos no jornalismo digital, como empreender no setor, inovação na distribuição de conteúdos e estratégias para a produção de podcasts.  

A Agência Saiba Mais, associada e co-fundadora da Ajor, será representada pelo jornalista e diretor-geral Rafael Duarte na mesa "Como tirar uma ideia do papel e transformá-la numa iniciativa de jornalismo?":

- Essa troca de experiências na Ajor com outras organizações digitais tem sido muito rica e importante para nós, que temos apenas cinco anos de existência. E agora poder dividir e contar um pouco da nossa trajetória no festival 3i, que sempre foi uma referência, é uma honra. Até porque estaremos ao lado de organizações que têm realizado trabalhos incríveis em seus territórios, fortalecendo a cena de jornalismo digital do Nordeste e do país", disse Duarte.

Além das mesas, esta edição estreia um novo formato, que aproveita o espaço acolhedor da universidade: o “Conversas no Jardim", momentos de encontro entre as sessões, voltados para a discussão de produção de tipos diversos de conteúdo e para a troca de experiências entre convidados especiais e participantes. O evento será encerrado com um Show e Happy Hour.

Assim como a edição nacional do evento, que aconteceu em março deste ano, a programação do 3i NE foi construída com o apoio de um Grupo de Trabalho formado por organizações associadas à Ajor do Nordeste: Agência Tatu (AL)Agência Saiba Mais (RN), Eco Nordeste (CE), A Nossa Pegada (PE), Eficientes (PE), Info São Francisco (SE), Marco Zero Conteúdo (PE), Meus Sertões (BA), O Grito! (PE), Paraíba Feminina (PB), Piauí Negócios (PI), Revista Afirmativa (BA), Conquista Repórter (BA) e O Pedreirense (MA)

“Em todas as atividades desenvolvidas pela Ajor, a diversidade será sempre um dos principais focos, sobretudo a regional. Sabemos o quanto o jornalismo digital no Nordeste tem mostrado ainda mais sua força e relevância para contribuir com a democracia e, até mesmo, quebrar estigmas e preconceitos, por isso, vemos como relevante socializar o debate sobre o futuro do jornalismo para todos o Brasil”, pontua a coordenadora de projetos da Ajor, Géssika Costa.

Serão oferecidos certificados de participação para todos os inscritos na versão presencial do evento.

Sobre o Festival

O 3i é o primeiro evento do Brasil focado em questões essenciais para aquelas e aqueles que querem empreender, inovar e liderar iniciativas digitais de jornalismo. O evento é organizado pela Associação de Jornalismo Digital - Ajor, que representa mais de 100 organizações de mídia no país. 

Serviço

Quando: Sábado, 19 de novembro de 2022
Onde: Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) -  R. do Príncipe, 526 - Boa Vista, Recife - PE
Horário: 9h às 19h (horário de Brasília)
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/festival-3i-nordeste/1724416 
Valores dos ingressos: R$ 100 inteira - R$ 50 meia

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.