Festival Cine Terreiro está com inscrições abertas para novos filmes
Natal, RN 19 de abr 2024

Festival Cine Terreiro está com inscrições abertas para novos filmes

17 de novembro de 2022
3min
Festival Cine Terreiro está com inscrições abertas para novos filmes

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A segunda edição do Festival Cine Terreiro já está na rua. Esse festival tem como missão fortalecer a preservação da memória e identidade das culturas de matriz afro-brasileira e indígena através da exibição de produções audiovisuais cinematográficas.

A edição do Festival em 2022 começou suas atividades através da Mostra Retrospectiva (que ocorre no período de 10 a 17 de de novembro de 2022) e abertura de inscrições para novos filmes, no período de 10 a 20 de novembro de 2022. Depois chegará o momento das Mostras Principais (Mostra Grão e Mar), que serão exibidas no período de 5 a 11 de dezembro de 2022.

Todas essas exibições são gratuitas e ocorrem em ambiente online, no site www.cineterreiro.com.br ,utilizando a plataforma de streaming do festival.

A Mostra Retrospectiva é composta por 16 filmes que participaram da edição anterior do festival, incluindo os filmes que foram vencedores da premiação em 2021. É o momento de recordar os filmes da última edição, enquanto o público se prepara para os filmes da nova edição.

Já as Mostras principais, que estarão disponíveis online em dezembro, são chamadas Grão e Mar, e terão caráter competitivo. Elas se diferenciam pelo fato de que a Mostra Grão é direcionada para realizadores iniciantes e a Mostra Mar é indicada para realizadores que já estão dirigindo o seu segundo curta-metragem e têm, portanto, mais experiência.

O idealizador desse projeto, Rodrigo Sena, conta que a iniciativa teve início em 2015, quando ele fazia individualmente, de forma bastante artesanal, exibições de filmes com essa temática em casas de religiosas de matriz afro-indígena na Grande Natal. Depois foram chegando outros colaboradores até que em 2021 houve a oportunidade de transformar essa mostra de filmes na primeira edição do festival, que contou com oficinas de capacitação e a participação de 10 casas religiosas da cidade, tendo apoio de editais públicos de incentivo à cultura.

Nesse sentido, o Cine Terreiro é um festival que procura enaltecer e prestigiar o patrimônio imaterial de matriz afro-brasileira e indígena, abraçando também vertentes como o neo xamanismo, e utiliza a exibição de filmes relacionados a essas temáticas como motor para enriquecer o respeito e pertencimento a essas culturas. Dessa maneira, entendemos que formar um público interessado em assistir e discutir filmes sobre esses assuntos - que envolvem mito, religiosidade e cultura de terreiros - pode contribuir para diminuição da segregação e preconceito contra esses grupos.

Rodrigo Sena, ressaltou ainda que “queremos proporcionar aos espectadores não um ambiente acadêmico, mas, sim, de entretenimento e cultura; oferecendo, a todos que participem do festival, um lugar acolhedor”.

Esse ano, devido a dificuldade em arrecadar de incentivos públicos, o festival voltou a ser realizado com recursos próprios de seus realizadores, que entenderam a necessidade de manter a continuidade anual do projeto para atender a carência de iniciativas voltadas a essa temática. O CINE TERREIRO 2022 é uma produção conjunta da Bobox Produções e tem como realizadores a Ori Audiovisual, Cruzeiro Filmes, Cirandas Coletivo de Assessorias e apoio da Onã Jóia de D´orisá.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.