Governadora Fátima Bezerra vai à COP27, no Egito
Natal, RN 19 de abr 2024

Governadora Fátima Bezerra vai à COP27, no Egito

10 de novembro de 2022
5min
Governadora Fátima Bezerra vai à COP27, no Egito

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), integra a comitiva brasileira para a 27ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), realizada em Sharm el-Sheikh, no Egito, até o dia 18.

A gestora embarca nesta sexta-feira (11) credenciada pelo protagonismo do estado na transição energética, defesa da democracia e participação de mulheres na polícia e gestão pública.

O convite foi feito pelo Instituto Alziras, organização sem fins lucrativos, sediada no Rio de Janeiro, que homenageia em seu nome a norte-riograndense Alzira Soriano, primeira mulher a vencer uma eleição no Brasil e primeira prefeita eleita na América Latina. Alzira governou o município de Lajes/RN por quase 22 meses, a partir de janeiro de 1929.

Ela não é a única representante do Rio Grande do Norte no evento da ONU. O senador Jean Paul Prates (PT), líder da Minoria, já havia anunciado sua viagem, acompanhando também o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT) e a futura primeira-dama, Janja.

A deputada federal Natália Bonavides (PT) espera autorização para se juntar aos demais políticos.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS); a ex-ministra do Meio Ambiente e deputada eleita Marina Silva (Rede-SP); o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT); um dos coordenadores da transição de governo Aloizio Mercadante (PT) também acompanham Lula.

De acordo com apuração de O Poder360 17 deputados e 13 senadores receberam autorização a missão oficial.

Os deputados são Alessandro Molon (PSB-RJ); Áurea Carolina (Psol-MG); Átila Lins (PSD-AM); Bacelar (PV-BA); Claudio Cajado (PP-BA); Giacobo (PL-RR); José Airton Félix Cirilo (PT-CE); Joenia Wapichana (Rede-RR); Júlio Delgado (PV-MG); Natália Bonavides (PT-RN) – aguardando autorização; Nilto Tatto (PT-SP); Pedro Lupion (PP-PR); Rodrigo Agostinho (PSB-SP); Ruy Carneiro (PSC-PB); Sergio Souza (MDB-PR); Weliton Prado (Pros-MG); José Rocha (União Brasil-BA); Zé Silva (Solidariedade-MG).

E os senadores: Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado; Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), vice-presidente do Senado; Renan Calheiros (MDB-AL); Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da Oposição; Alessandro Vieira (PSDB-SE); Jean Paul Prates (PT-RN), líder da Minoria; Sérgio Petecão (PSD-AC); Fabiano Contarato (PT-ES); Jaques Wagner (PT-BA), presidente da Comissão de Meio Ambiente; Eliziane Gama (Cidadania-MA); Giordano (MDB-SP); Daniella Ribeiro (PSD-PB); Eliane Nogueira (PP-PI).

Conferência

As COPs (Conference of the Parties”, em inglês), as mais importantes iniciativas sobre ação climática no mundo, reúnem anualmente representantes de diversos países para negociações de acordos climáticos visando a redução das emissões de gases do efeito estufa no planeta.

Em parceria com os Instituto Clima e Sociedade (ICS), Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), Grupo C-40 de Grandes Cidades para a Liderança do Clima (C-40) e Centro Brasil Clima (CBC), o Alziras está elaborando uma programação especial para fortalecer a presença de mulheres políticas latino-americanas no evento da ONU.

A programação prevê, entre outras atividades, a participação em painéis no pavilhão do Euroclima e no Brazil Climate Action Hub, voltados a agendas de mudanças climáticas e transição energética justa, além de reuniões bilaterais com autoridades internacionais.

Fátima vai participar, na próxima quarta-feira, dia 16, do painel “Mudando os Caminhos do Desenvolvimento”, com foco numa transição justa da matriz energética.

"Nos últimos anos, o Rio Grande do Norte vem contribuindo significativamente para a transição energética baseada em um sistema de baixo carbono, adotando como meta prioritária em seu planejamento energético e estratégico, a expansão das fontes renováveis e a redução da participação de fontes de origem fóssil", destaca a governadora.

Fátima lembra que no Rio Grande do Norte, o modelo tradicional de exploração simples dos recursos naturais, com forte impacto ao meio ambiente, vem sendo substituído por modelos de exploração associados à preservação ambiental. Atualmente, 94% de toda a energia produzida no RN é proveniente de fontes limpas e renováveis.

O RN é o maior gerador de energia eólica do Brasil e da América Latina com 224 usinas em operação, correspondendo a 6.8 GW de potência instalada que, somadas a outras usinas em construção e aos empreendimentos já contratados, possibilitará ao Estado atingir a marca de mais de 12 GW de potência instalada até o final de 2025, o equivalente a capacidade instalada da Usina de Itaipu, maior hidrelétrica em operação no Brasil, responsável por 10% da energia consumida no País.

Com o objeto de diversificar suas fontes e contribuir ainda mais para a ‘descarbonização’ da matriz energética, o Governo do Rio Grande do Norte está incentivando o desenvolvimento de novas fontes de geração e o armazenamento de energia, com especial atenção para o hidrogênio verde e a energia eólica offshore. Atualmente, oito projetos de parques eólicos no mar estão em processo de licenciamento tramitando no Ibama.

Esta será a segunda participação de Fátima Bezerra em eventos climáticos promovidos pelas Nações Unidas. No ano passado, na COP26, ela foi uma das expositoras do painel "O Nordeste Brasileiro e o Potencial da Transição Energética Justa no Brasil".

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.