Livro sobre Xamanismo ganha destaque com lançamento nesta sexta (25) na Cooperativa Cultural
Natal, RN 24 de abr 2024

Livro sobre Xamanismo ganha destaque com lançamento nesta sexta (25) na Cooperativa Cultural

23 de novembro de 2022
4min
Livro sobre Xamanismo ganha destaque com lançamento nesta sexta (25) na Cooperativa Cultural

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Xamanismo como filosofia de vida, a partir de um diálogo com os saberes primeiros, é o tema que norteia o livro de Carlos Eduardo Araújo (Cadu), que será lançado nesta sexta-feira (25), às 16h30, na Livraria Cooperativa Cultural, no Centro de Convivência da UFRN. “Xamanismo Hoje: Diálogos com uma Sabedoria Arcaica” (UK’A, 2022) é a tese de doutorado de Cadu e traz como linha principal o sujeito implicado na pesquisa, ou seja, ao mesmo tempo em que o autor faz uma leitura antropológica e etnográfica do tema, ele se coloca como sujeito que dialoga com o mundo enquanto xamã. Cadu é indígena, professor, ativista, poeta, artista, escritor, sociólogo e doutor em Educação pelo Grecom/UFRN.

O lançamento desta sexta-feira integra as comemorações pelos 45 anos da Cooperativa Cultural e pelos 30 anos do Grupo de Estudos da Complexidade (Grecom) da UFRN, ambos completados em 2022. Inspirado por Edgar Morin, Conceição Almeida (coordenadora do Grecom) e Daniel Munduruku, o autor surpreende ao demonstrar, no livro, preocupação com a condição humana e o significado dela no cosmo, com uma escrita ousada e criativa.

“O livro contém experiências próprias. É um processo feito a partir da minha constelação, das vivências que eu tive e que vão complementar o diálogo mais aberto de uma ciência mais complexa. O pensamento Xamânico se conjuga com o pensamento complexo e vai trazer justamente essa inteireza do ser humano. É uma conexão muito importante, já que as ciências da complexidade trabalham a diversidade de pensamentos”, relata Cadu.

A tese de doutorado que originou o livro foi orientado pela professora Conceição Almeida, do Grecom. O Grupo nasceu há 30 anos, com trabalhos sobre a seca. As sabedorias arcaicas sempre acompanharam as pesquisas e ações do Grupo e encontram amparo em filósofos e antropólogos importantes, como o francês Edgard Morin e o belga Claude Lévi-Strauss. "A tese de Cadu representa o núcleo de uma ponta entre os saberes primários e os saberes científicos. No passado, havia uma cisão muito clara entre os dois e que, lamentavelmente, até hoje, ainda toma o pensamento arcaico como algo menor, balbuciante", afirma a professora.

Frente a esse cenário, o trabalho de Cadu se faz importante, segundo Conceição Almeida, também como forma de combate ao preconceito ainda pulsante na sociedade em relação ao tema. "O Xamanismo é um saber desenvolvido com muita destreza e cuidado, com forte ligação aos animais, plantas, sintomas e sons. O livro de Cadu dá um recado de que, como diz Foucault, existem muito mais ideias entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia. A obra fala do Xamanismo por dentro e é um alerta à Ciência para dizer que ele está nas raízes das reminiscências que nós acumulamos desde os primeiros homens, até hoje", pontua.

Além de Conceição Almeida, “Xamanismo Hoje: Diálogos com uma Sabedoria Arcaica” conta com prefácio do professor, escritor e filósofo paraense, Daniel Munduruku.Cadu Araújo destaca a importância que os dois tiveram para a construção do livro. “Munduruku acolheu a obra no sele dele, a UK’A Editorial, uma das únicas que trabalham com publicações voltadas à espiritualidade indígena. É um prazer tê-lo no livro”, declara. Sobre Conceição Almeida, o autor é categórico: “Ceiça é uma das pesquisadoras iniciantes do saber da tradição há décadas e isso me trouxe um suporte muito grande. Ela me ajudou a fortalecer o pensamento complexo para dialogar sobre o Xamanismo”.

Nesta sexta, Cadu reúne amigos e admiradores na Livraria Cooperativa Cultural, instalada no Centro de Convivência Djalma Marinho, no Campus Central da UFRN, para o lançamento do livro e para uma sessão de autógrafos. O evento contará com a participação de Conceição Almeida, coordenadora do Grecom e orientadora da tese de doutorado que deu origem à obra. Além da apresentação de um Duo de Flauta e Violão, composto pelos músicos, Ayrton Vinícius (Flauta) e Bruno Barros (Violão).

Serviço:
O que: lançamento do livro “Xamanismo Hoje: Diálogos com uma Sabedoria Arcaica”
Quando: sexta-feira (25), às 16h30
Onde: Livraria Cooperativa Cultural (no Centro de Convivência da UFRN)

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.