CULTURA

Livro sobre Xamanismo ganha destaque com lançamento nesta sexta (25) na Cooperativa Cultural

O Xamanismo como filosofia de vida, a partir de um diálogo com os saberes primeiros, é o tema que norteia o livro de Carlos Eduardo Araújo (Cadu), que será lançado nesta sexta-feira (25), às 16h30, na Livraria Cooperativa Cultural, no Centro de Convivência da UFRN. “Xamanismo Hoje: Diálogos com uma Sabedoria Arcaica” (UK’A, 2022) é a tese de doutorado de Cadu e traz como linha principal o sujeito implicado na pesquisa, ou seja, ao mesmo tempo em que o autor faz uma leitura antropológica e etnográfica do tema, ele se coloca como sujeito que dialoga com o mundo enquanto xamã. Cadu é indígena, professor, ativista, poeta, artista, escritor, sociólogo e doutor em Educação pelo Grecom/UFRN.

O lançamento desta sexta-feira integra as comemorações pelos 45 anos da Cooperativa Cultural e pelos 30 anos do Grupo de Estudos da Complexidade (Grecom) da UFRN, ambos completados em 2022. Inspirado por Edgar Morin, Conceição Almeida (coordenadora do Grecom) e Daniel Munduruku, o autor surpreende ao demonstrar, no livro, preocupação com a condição humana e o significado dela no cosmo, com uma escrita ousada e criativa.

“O livro contém experiências próprias. É um processo feito a partir da minha constelação, das vivências que eu tive e que vão complementar o diálogo mais aberto de uma ciência mais complexa. O pensamento Xamânico se conjuga com o pensamento complexo e vai trazer justamente essa inteireza do ser humano. É uma conexão muito importante, já que as ciências da complexidade trabalham a diversidade de pensamentos”, relata Cadu.

A tese de doutorado que originou o livro foi orientado pela professora Conceição Almeida, do Grecom. O Grupo nasceu há 30 anos, com trabalhos sobre a seca. As sabedorias arcaicas sempre acompanharam as pesquisas e ações do Grupo e encontram amparo em filósofos e antropólogos importantes, como o francês Edgard Morin e o belga Claude Lévi-Strauss. “A tese de Cadu representa o núcleo de uma ponta entre os saberes primários e os saberes científicos. No passado, havia uma cisão muito clara entre os dois e que, lamentavelmente, até hoje, ainda toma o pensamento arcaico como algo menor, balbuciante”, afirma a professora.

Frente a esse cenário, o trabalho de Cadu se faz importante, segundo Conceição Almeida, também como forma de combate ao preconceito ainda pulsante na sociedade em relação ao tema. “O Xamanismo é um saber desenvolvido com muita destreza e cuidado, com forte ligação aos animais, plantas, sintomas e sons. O livro de Cadu dá um recado de que, como diz Foucault, existem muito mais ideias entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia. A obra fala do Xamanismo por dentro e é um alerta à Ciência para dizer que ele está nas raízes das reminiscências que nós acumulamos desde os primeiros homens, até hoje”, pontua.

Além de Conceição Almeida, “Xamanismo Hoje: Diálogos com uma Sabedoria Arcaica” conta com prefácio do professor, escritor e filósofo paraense, Daniel Munduruku.Cadu Araújo destaca a importância que os dois tiveram para a construção do livro. “Munduruku acolheu a obra no sele dele, a UK’A Editorial, uma das únicas que trabalham com publicações voltadas à espiritualidade indígena. É um prazer tê-lo no livro”, declara. Sobre Conceição Almeida, o autor é categórico: “Ceiça é uma das pesquisadoras iniciantes do saber da tradição há décadas e isso me trouxe um suporte muito grande. Ela me ajudou a fortalecer o pensamento complexo para dialogar sobre o Xamanismo”.

Nesta sexta, Cadu reúne amigos e admiradores na Livraria Cooperativa Cultural, instalada no Centro de Convivência Djalma Marinho, no Campus Central da UFRN, para o lançamento do livro e para uma sessão de autógrafos. O evento contará com a participação de Conceição Almeida, coordenadora do Grecom e orientadora da tese de doutorado que deu origem à obra. Além da apresentação de um Duo de Flauta e Violão, composto pelos músicos, Ayrton Vinícius (Flauta) e Bruno Barros (Violão).

Serviço:
O que: lançamento do livro “Xamanismo Hoje: Diálogos com uma Sabedoria Arcaica”
Quando: sexta-feira (25), às 16h30
Onde: Livraria Cooperativa Cultural (no Centro de Convivência da UFRN)

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo