Média de postagens diárias de bolsonaristas do RN passa de 28 para 6 após vitória de Lula
Natal, RN 25 de abr 2024

Média de postagens diárias de bolsonaristas do RN passa de 28 para 6 após vitória de Lula

8 de novembro de 2022
4min
Média de postagens diárias de bolsonaristas do RN passa de 28 para 6 após vitória de Lula

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A média de publicações diárias dos principais expoentes do bolsonarismo do Rio Grande do Norte caiu abruptamente após a vitória eleitoral de Lula (PT), e a derrota de Jair Bolsonaro (PL). Para esta matéria, a Agência SAIBA MAIS considerou os perfis do Instagram de General Girão, João Maia, Coronel Azevedo, Rogério Marinho e Fábio Faria. Juntos, eles publicaram 2122 posts em 75 dias de campanha, uma média de 28,2 por dia. Após o dia 30 de outubro até esta terça-feira (8), a quantidade passou para 54 em 9 dias, média de 6 publicações diárias.

Girão e Maia são deputados federais do PL, mesma sigla de Bolsonaro, e foram reeleitos em 2 de outubro, enquanto Azevedo ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa do RN. Já Marinho foi ministro do Desenvolvimento Regional e posteriormente eleito senador. O único que não concorreu neste ano foi Faria, ministro das Comunicações que apoiou seu pai, o ex-governador Robinson, para a Câmara Federal.

A queda mais abrupta foi de João Maia. Tradicional político do centro, adotou o bolsonarismo especialmente após a chegada do presidente a seu partido. No Rio Grande do Norte, o deputado federal é o presidente estadual da sigla. Por isso mesmo, João Maia pouco se empolgou com a campanha presidencial nas redes sociais. A imensa maioria de suas publicações estiveram direcionadas à própria campanha à reeleição de deputado. 

A mudança só veio no segundo turno quando, já com o novo mandato garantido, se esforçou em prol do colega de partido. Ainda assim, a frequência foi baixa. Durante os 75 dias de campanha do primeiro e segundo turno, Maia fez 211 publicações – média de 2,8 por dia. Durante os nove dias seguintes à vitória de Lula, só fez uma publicação nesta segunda (7), parabenizando a cidade de Alexandria pelo seu aniversário. 

O senador eleito Rogério Marinho também despencou em publicações. Suas postagens estavam alternadas entre banners e imagens da própria disputa ao Senado, e publicações de apoio ao presidente. Bolsonarista fiel, fez apenas dois posts pós-derrota de Bolsonaro: um parabenizando o presidente pelo desempenho eleitoral; outro, em que compartilha um vídeo de Bolsonaro pedindo a manifestantes golpistas que desobstruam rodovias pelo Brasil. A média diária, portanto, foi de 0,1 post por dia. Durante a campanha, a média ficou em 6,4, totalizando 485 publicações ao todo.

O mais ativo no Instagram durante o período eleitoral foi General Girão. Ao longo de 75 dias, fez 665 publicações, média diária de 8,8. Com a derrota bolsonarista, passou para uma média de 2,6, com 24 posts ao todo.

Já Coronel Azevedo destinou as publicações para o presidente especialmente no segundo turno. Nas postagens, diversas fotos de manifestações bolsonaristas, carreatas e comícios em prol do então candidato. Ao longo de 75 dias, registrou uma média de 3,8 postagens diárias. Com o resultado das urnas consolidado e a vitória eleitoral do candidato do PT, fez nove publicações em nove dias, média de uma por dia.

Outro a adotar o expediente bolsonarista, Fábio Faria dividiu suas publicações principalmente entre ações do seu trabalho enquanto ministro das Comunicações, e posts de campanha para o chefe do Planalto. Vídeos do presidente e ataques à esquerda foram frequentes, dando a ele uma média de 6,3 publicações por dia enquanto a campanha acontecia. Com a derrota do seu campo político na presidência, fez 18 posts em nove dias, média de dois por dia. Para esta análise, a reportagem visitou o principal perfil do ministro, com 1 milhão de seguidores e 5.025 publicações. Ele ainda possui outra conta, menos frequentada, que tem cerca de 101 mil seguidores e 2.987 publicações. 

Até mesmo Jair Bolsonaro demorou a se pronunciar após a Justiça Eleitoral ter reconhecido seu insucesso. O primeiro discurso do candidato derrotado só foi feito 45 horas depois da proclamação da vitória petista, durante uma coletiva no Palácio da Alvorada.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.