“Não houve nenhum país que saiu de uma crise econômica sem investimento estatal”, defende Zenaide na equipe de transição
Natal, RN 25 de abr 2024

“Não houve nenhum país que saiu de uma crise econômica sem investimento estatal”, defende Zenaide na equipe de transição

24 de novembro de 2022
2min
“Não houve nenhum país que saiu de uma crise econômica sem investimento estatal”, defende Zenaide na equipe de transição

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Integrando a equipe de transição do grupo de Indústria, Comércio e Serviços, a senadora Zenaide Maia (PROS/RN) aposta no trabalho do futuro Governo Lula para retomar o crescimento econômico no Brasil. Para ela, o aquecimento do setor depende de apoio estatal.

“Você pode olhar pra história: não houve nenhum país no mundo que saiu de uma crise econômica sem que houvesse investimento estatal. Isso não quer dizer que deva ser o único investimento, mas ele é necessário sim”, afirmou.

Dentro da pasta, ela já sabe quais pontos considera fundamentais para tratar com o futuro governo. O primeiro ponto é a qualificação da mão de obra. “Isso é o que a gente ouve de reclamação da indústria, do comércio e dos serviços”, disse.

O setor energético também está no radar. “Temos que baixar o custo da energia, que é um custo alto para todos esses setores”, defendeu. O aprimoramento da tecnologia deve entrar também na pauta. “Investir na modernização digital, além de facilitar o crédito com juros baixos, principalmente para micro, pequenas e médias empresas”, apontou.

A primeira reunião da senadora com os técnicos será na próxima semana, mas o dia ainda não está definido. De acordo com ela, os responsáveis da área técnica estão fazendo um “diagnóstico daquilo que é mais urgente e que precisa de apoio no Congresso”. No encontro da semana que vem, os profissionais apontarão “os principais gargalos para o crescimento da indústria”.

A entrada da senadora na equipe de transição foi anunciada na última terça-feira (22) pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). Maia se disse “honrada” com o convite. “Até porque nós mulheres, na maioria das vezes, não conseguimos muito espaço para tratar de economia. Estou no grupo de Indústria, Comércio e Serviços e me coloquei à disposição para ajudar na recuperação desses setores que são tão importantes na geração de emprego e renda”, pontuou.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.