No RN, PTB e PSB levam prefeituras em eleições suplementares em Pedro Velho e Canguaretama
Natal, RN 20 de abr 2024

No RN, PTB e PSB levam prefeituras em eleições suplementares em Pedro Velho e Canguaretama

28 de novembro de 2022
3min
No RN, PTB e PSB levam prefeituras em eleições suplementares em Pedro Velho e Canguaretama

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com 51,19% dos votos, Edna Lemos (PSB) e sua vice, Rejane Costa, foi eleita prefeita do município de Pedro Velho nas eleições suplementares realizadas neste domingo (27), depois que a Justiça Eleitoral cassou o mandato da gestora anterior, Dejerlane Macedo, e do vice, Inácio Rafael da Costa, nas eleições de 2020, por abuso de poder político. Os dois foram condenados a pagar multa de R$ 50 mil e a cumprir um período de inelegibilidade de oito anos.

As vencedoras derrotaram a chapa de Júnior Balada, do União Brasil, que obteve 47,4% dos votos; Professor Cledenilson, do Avante (1,01%); e Zeca (Psol), que obteve 0,40% dos votos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a apuração foi encerrada às 18h25. Ao todo, foram contabilizados 9.401 votos válidos, 162 nulos e 57 em branco. A prefeita e vice-prefeita eleitas devem ser diplomadas no próximo dia 19 de dezembro. Elas permanecem nos cargos até dezembro de 2024.

Em Canguaretama, irmão de prefeito cassado vence eleição

Prefeitura de Canguaretama I Foto: reprodução
Prefeitura de Canguaretama I Foto: reprodução

Além de Pedro Velho, também houve eleição suplementar neste domingo na cidade de Canguaretama, onde Wilsinho (PTB) foi eleito com sua vice, Fátima do Murim, com 54,74% dos votos. O resultado foi divulgado pelo TSE às 18h30.

Wilsinho derrotou a chapa de Márcio Cabelereiro (PDT), que obteve 40,8% dos votos dos eleitores e de Dra Ana Célia (União Brasil), que obteve 2,46% dos votos válidos. Em Canguaretama, foram computados 17.178 votos válidos, 634 nulos e 305 votos em branco.

Agora eleito, Wilsinho já havia assumido a prefeitura de Canguaretama, porém, interinamente, quando o então prefeito Wellinson Ribeiro, irmão dele, foi cassado. Wellinson Carlos Dantas Ribeiro foi considerado inelegível nas eleições de 2020 por causa de uma condenação criminal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região pela prática de crimes contra a fé pública e crime de responsabilidade.

Wilsinho e Fátima do Murim também devem ser diplomados no próximo dia 19 de dezembro e permanecer nos cargos até dezembro de 2024. Tanto Pedro Velho quanto Canguaretama pertencem à 11a Zona Eleitoral. Nenhuma urna eletrônica precisou ser substituída nos municípios.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.