Paraná é município do RN que deu maior percentual a Lula nas eleições 2022
Natal, RN 25 de abr 2024

Paraná é município do RN que deu maior percentual a Lula nas eleições 2022

3 de novembro de 2022
4min
Paraná é município do RN que deu maior percentual a Lula nas eleições 2022

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

No Rio Grande do Norte, o município que deu a Luís Inácio Lula da Silva (PT) o maior percentual de votação no segundo turno das Eleições 2022 foi Paraná, com 89,7% (2.768 votos) contra 10,3% (318 votos) de Jair Bolsonaro (PL).

Situado no Oeste Potiguar, região de Pau dos Ferros, o município, “na tromba do elefante”, fica distante 444 quilômetros da capital, Natal. Tem população estimada em 4.298 [IBGE, 2021] e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado médio: 0,589.

No primeiro turno, o resultado também foi o melhor do estado, 86,95% (2.726) para Lula, ficando com 9,47% (297) o segundo colocado. Naquele momento, o percentual do presidente que viria a ser eleito foi o mesmo da governadora reeleita, Fátima Bezerra (PT), 86,95%, com 2.491 votos.

De acordo com o presidente do diretório municipal do PT, Aderbal Filho, diante dos números, o desejo do partido era aumentar a margem na decisão final do pleito.

“Achamos lindo, ficamos orgulhosos e fomos trabalhar pra ser a cidade mais lulista do Brasil, mas não deu porque ficou por conta do Piauí, mas nós ficamos felizes com esses quase 90% dos votos para o companheiro Lula”, contou o petista, que é professor de escola pública, natural da Paraíba, onde foi vereador de Cajazeiras, mas vive em Paraná há mais de 30 anos.

Durante o período eleitoral, foram realizadas carreatas e passeatas pró-Lula no município.

Foto: Divulgação

“A gente fez uma mobilização grande, proporcional à população. Chamamos os companheiros pra votar na esperança, porque era uma luz nova que estava ressurgindo. O que percebia era uma vontade imensa do povo tanto no primeiro turno quanto no segundo de votar em Lula”.

Aderbal considera que os votos do PT foram espontâneos, por gratidão ao que já foi realizado nos mandatos passados e com esperança de dias mais prósperos para o Brasil. E destaca que em Paraná-RN, a única liderança com mandato que se posicionou efetivamente nessa campanha foi o presidente da Câmara, Luciano Rocha (MDB).

A Câmara Municipal de Paraná é composta por nove homens, cinco do MDB e quatro do PSD.

A prefeita e o vice-prefeito também são do MDB. Josiene Gomes e Yure Libânio apoiaram a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT) e no Senado, Rogério Marinho (PL), que também recebeu ampla maioria dos votos por lá, com 72,92% (2.001). Assim, a prefeita não fez campanha presidencial, embora os cidadãos conhecessem sua preferência por Lula. A Agência Saiba Mais tentou contato com Josiene, que não atendeu às ligações.

Aderbal Filho e a governadora Fátima Bezerra. Foto: Elisa Elsie

“O partido dos trabalhadores agradece sensibilizado e grato ao povo do Paraná, de ter ajudado a eleger a companheira Fátima, de ter colocado o nosso município em destaque por ter sido a cidade que mais confiou em Lula no Rio Grande do Norte. A gente agradece desejando que as coisas mudem e que a nossa confiança seja transformada em realidade e felicidade”, acrescentou o presidente municipal do PT.

2018

A preferência dos eleitores de Paraná-RN também se destacou nas eleições Gerais de 2018, quando 91,71% votaram no candidato do PT, Fernando Haddad, segunda maior porcentagem do estado.

Há quatro anos, os percentuais no Rio Grande do Norte foram ainda maiores, com 92,45% em Venha-Ver; 91,02% em Marcelino Vieira e 90,75% em Água Nova.

Líder em 2018, Venha-Ver passou a ter a segunda maior votação para o PT em 2022, com 89,18% dos votos destinados a Lula.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.