Participação do RN na 38ª Feira Internacional de Havana quer abrir novos mercados para a agricultura familiar
Natal, RN 2 de mar 2024

Participação do RN na 38ª Feira Internacional de Havana quer abrir novos mercados para a agricultura familiar

20 de novembro de 2022
4min
Participação do RN na 38ª Feira Internacional de Havana quer abrir novos mercados para a agricultura familiar

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Intercâmbio de tecnologia, cooperação técnica e novos mercados. Foi com este objetivo que a diversidade da agricultura familiar do Rio Grande do Norte participou da 38ª Feira Internacional de Havana, em Cuba, entre os dias 14 e 18 de novembro. O secretário estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Alexandre Lima, que é coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, apresentou os gêneros alimentícios beneficiados, produzidos por famílias camponesas potiguares, em um dos mais prestigiados eventos na área da América Latina, que desde 1983 reúne a comunidade empresarial e uma ampla representação de produtores e investidores estrangeiros.

Nós trouxemos justamente produtos da agricultura familiar para aquelas cadeias produtivas que nós entendemos que já tem uma escala de produção. Muito fruto, inclusive, dos investimentos que o governo do Rio Grande do Norte fez no processo de agroindustrialização, nós adotamos as cadeias da Castanha de Caju, do arroz vermelho e do mel como prioritária”, afirmou Alexandre.

Foto: Divulgação

Integrante da missão técnica do Consórcio Nordeste, chefiado pelo governador de Pernambuco Paulo Câmara, o gestor potiguar teve agenda com representantes da Câmara de Comércio Cuba-Brasil, com a embaixada brasileira em Cuba e com o vice-ministro para área de agricultura de Cuba.

“Fizemos uma rodada de negociação com representantes da Câmara de Comércio Cuba-Brasil e eles se mostraram interessados em adquirir polpa de frutas aqui do Rio Grande do Norte”, comemora Alexandre. O próximo passo será uma visita ao Rio Grande do Norte "para aprofundarmos o diálogo sobre esse processo de comercialização", acrescenta.

Foto: Divulgação

Ele destacou que Cuba tem um processo muito avançado de produção de bio insumos. “A gente pretende estabelecer um processo de cooperação para esse processo avançado de fabricação de bio insumo que vai auxiliar muito na produção de alimentos saudáveis, na produção de alimentos sem uso de agrotóxico”, disse.

Representando cerca de mil famílias potiguares que vivem exclusivamente da agricultura familiar, a diretora da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-RN), Fátima Torres, também integrou a representação potiguar e comemorou a participação internacional. “Estamos dando maior visibilidade aos produtos das cooperativas e da agricultura familiar do Nordeste e do Rio Grande do Norte”, afirmou.

FIHAV 2022

Durante cinco dias, a 38ª Feira Internacional de Havana contou com a participação de 62 países e empresas cubanas, incluindo novas formas de gestão não estatal, assim como dezenas de delegações oficiais e câmaras de negócios.

A programação incluiu a realização do 5º Fórum de Negócios, dedicado ao investimento estrangeiro, e no qual será apresentada a carteira atualizada de oportunidades de negócios com a presença de capital estrangeiro.

Considerado o maior intercâmbio comercial de Cuba e do Caribe, a Fihav é um espaço para promover os interesses comerciais do país anfitrião e dar visibilidade a setores prioritários para a Ilha, tais como alimentação, agricultura, indústria em geral, turismo, educação, transporte e construção, entre outros setores.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.