Potiguares da transição fazem primeira reunião do grupo de Juventude
Natal, RN 25 de abr 2024

Potiguares da transição fazem primeira reunião do grupo de Juventude

18 de novembro de 2022
3min
Potiguares da transição fazem primeira reunião do grupo de Juventude

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os membros potiguares da equipe de transição do governo federal escolhidos para o grupo temático de juventude fizeram a primeira reunião nesta sexta-feira (18). O encontro aconteceu online para buscar um diagnóstico inicial da Secretaria Nacional da Juventude – órgão que, atualmente, faz parte do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e também solicitar documentos que auxiliarão os trabalhos.

Os representantes do Rio Grande do Norte são o advogado Gabriel Medeiros, 28, e o educador do campo pós-graduado em Gestão Pública, Florentino Júnior, 27. No Estado, eles compõem o quadro de funcionários da Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh).

De acordo com Florentino, há uma série de documentos a serem solicitados para que o grupo se inteire sobre os assuntos da transição. 

“A gente precisa organizar os pedidos que a gente quer como, por exemplo, estão os programas, como estão os orçamentos e contratos. A gente pede tudo isso em ofício e encaminha ao Conselho Político e eles solicitam diretamente para o Ministério, via Casa Civil, que é quem faz a intermediação junto ao Ministério”, explica.

Atualmente, os membros possuem um levantamento técnico feito pelo Conselho Nacional da Juventude e alguns relatórios que a atual gestão fez. Outro passo é se debruçar sobre os relatórios e fazer uma análise do Plano Plurianual (PPA) referente à juventude. O PPA é o que estabelece as diretrizes e objetivos a serem seguidos pelo Governo Federal durante a gestão.

Outra meta, ainda, é analisar a PEC da Transição e observar os valores no Orçamento destinados à pasta da juventude. 

“A reunião foi importante para inaugurar os trabalhos do grupo temático de juventude. Foi melhor desenhada a principal tarefa do grupo que será produzir dois relatórios, contendo um primeiro relatório preliminar e um relatório final ao final dos trabalhos”, destaca Gabriel Medeiros.

Os documentos devem apresentar “em que pé está a situação da política de juventude do governo federal, quais são os recursos que estão previstos para o ano que vem, quais recursos foram executados esse ano, quais eram os programas em curso e quais foram os problemas descontinuados no último período”, diz.

A próxima reunião da equipe deve acontecer na próxima terça (22) e, até o dia 30, ela deve enviar o diagnóstico inicial para o ex-ministro Aloizio Mercadante, titular da coordenação de grupos técnicos.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.