TRABALHO

“Reconstrução do MEC”: secretário de Educação do RN vai integrar equipe de transição do Governo Lula

Mais um nome potiguar confirmado para o Gabinete de Transição do Governo Lula. Dessa, vez foi o secretário Estadual de Educação, Getúlio Marques, que vai integrar o grupo de trabalho ao lado de nomes como Andressa Pellanda, Henrique Paim e Teresa Leitão. Ele fará parte da equipe responsável pela elaboração do relatório final da transição e deve compartilhar o aprendizado de sua experiência à frente da pasta estadual, no governo da também professora Fátima Bezerra (PT).

O ato normativo foi publicado na edição dessa quinta-feira (17) do Diário Oficial da União. E entre suas atribuições, está, também, a articulação da equipe com as redes de ensino e seus representantes, como o Conselho Nacional de Secretários de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

“Momento de unirmos competências para começar a reconstrução do Ministério da Educação. Estou certo de que é um grande desafio e não mediremos esforços para cumprir, com dedicação e muito diálogo com meus pares, essa missão”, disse o professor Getúlio, destacando que a orientação da governadora Fátima é priorizar o fortalecimento do Pacto Federativo pela implementação do Sistema Nacional de Educação.

Com a nomeação do secretário de Educação, o Rio Grande do Norte passa a contar com três potiguares na equipe de transição: além de Getúlio, o subsecretário da Juventude do RN, Gabriel Medeiros, e o subcoordenador de Articulação Institucional da Juventude, Nilson Florentino Júnior, já foram anunciados para o GT da Juventude.

Professor, engenheiro e sindicalista

Natural de Macau, Getúlio Marques Ferreira é professor, engenheiro, especialista em Engenharia de Sistemas e Mestre em Engenharia da Produção.

Coordenou o processo de concepção e expansão dos Institutos Federais em nível nacional. Foi professor de Eletrônica Digital, diretor de Ensino e diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do RN, atual IFRN, e analista de sistemas e diretor do Núcleo de Processamento de Dados da Universidade Federal do RN.

No Ministério da Educação, foi coordenador de Planejamento Orçamento e Gestão, diretor da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e secretário adjunto da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC).

No esporte, foi presidente do Alecrim Futebol Clube. No campo sindical, primeiro Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do RN (SINTEST-RN), filiado à Fasubra.

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo