Três potiguares concorrem ao Prêmio Inspirar 2022
Natal, RN 29 de mar 2024

Três potiguares concorrem ao Prêmio Inspirar 2022

30 de novembro de 2022
0min
Três potiguares concorrem ao Prêmio Inspirar 2022

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As potiguares Renata Deniz, Andreia de Souza e Diana Fontes estão concorrendo ao Prêmio Inspirar, realizado pelo Instituto Neoenergia, com o intuito de promover a valorização de lideranças femininas que contribuem para suas comunidades através da arte e da cultura. Ao todo, 13 mulheres serão escolhidas por meio do voto popular e 3 por mérito cultural. Elas vão dividir uma premiação de R$140 mil. A votação segue aberta até esta quinta-feira, 1º de dezembro.

Concorrendo na categoria Pessoa Física/MEI, Renata Deniz age em prol da tradição das rendeiras, com pesquisa e mapeamento, aquisição de acervo, capacitação, formalização da Associação Rendeiras da Vila e participação em feiras e escolas.

Já Andreia de Souza, que concorre na categoria Coletivos e Grupos não formalizados, atua no Movimento Mulheres na Contramão. A iniciativa utiliza a arte como instrumento de inclusão, realizando atividades e ações socioculturais diversas (como saraus, audiovisual, flashmobs, música e livros), além de ações de empreendedorismo.

Diana Fontes foi a potiguar escolhida na categoria Produtoras Culturais ou Organizações da Sociedade Civil. Sua empresa atua através da escuta em comunidades, para a construção de ações culturais que exercitem seus protagonismos, a economia criativa e o desenvolvimento de cidadãos mais saudáveis. Entre os projetos de destaque da produtora está o Conexão Elefante Cultural, que em 7 edições, já circulou por mais de 80 cidades, levando ações de arte, cultura e cidadania.

Para Diana Fontes usar a arte como ferramenta para incentivar as pessoas e empoderá-las para buscarem seus desejos já é um grande prêmio. “Completo em 2023, 42 anos de profissão e há 25 anos compreendi a importância da Arte na transformação de vidas. Fortalecer nosso estado, como as outras três mulheres indicadas, é afirmar que o nosso caminho trilhado está iluminado e com certeza é próspero. Já somos vencedoras!”, afirma.

A votação popular está aberta até as 23h59 do dia 01/12, no link bit.ly/premioinspirar2022. Basta selecionar a preferida de cada categoria (Pessoa Física/MEI, Grupos e Coletivos, PJ) e votar quantas vezes quiser.

O Prêmio Inspirar 2022 é uma realização do Instituto Neoenergia, com a colaboração das empresas do grupo Neoenergia, e foco no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento do ODS 5 - Igualdade de Gênero.

A ação contempla lideranças femininas de iniciativas de arte e cultura, lideradas por mulheres e realizadas nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal, em cidades do Rio de Janeiro (capital e Baixada Fluminense) e municípios das áreas de concessão da Neoenergia Elektro, em São Paulo e Mato Grosso do Sul

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.