Seminário do Governo do RN homenageia defensores dos direitos humanos nesta sexta (16)
Natal, RN 23 de jul 2024

Seminário do Governo do RN homenageia defensores dos direitos humanos nesta sexta (16)

13 de dezembro de 2022
2min
Seminário do Governo do RN homenageia defensores dos direitos humanos nesta sexta (16)

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Em comemoração aos 25 anos do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (COEDHUCI), órgão do Governo do Rio Grande do Norte, 20 pessoas físicas e jurídicas serão homenageadas nesta semana com a Comenda Mery Medeiros para Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos.

O evento busca dar visibilidade às ações que ampliam a eficácia do Princípio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana. Outro objetivo é reafirmar a importância da defesa, promoção e acesso à cidadania e à justiça, para estimular o debate e o combate a violações de direitos e influenciar positivamente a conquista dos direitos individuais e coletivos. 

A comenda é concedida anualmente em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos e será entregue a até 20 destaques na luta pela promoção e defesa dos Direitos Humanos. No ano passado, a Agência Saiba Mais foi uma das condecoradas, sendo representada pela jornalista, pesquisadora e ativista Jana Sá, convidada como palestrante para o debate do evento à época.

Em 16 categorias diferentes, serão reconhecidos os destaque em áreas como direito à memória e à verdade; educação em direitos humanos; garantia dos direitos da população LGBTI+; da criança e do adolescente; da pessoa idosa ou com deficiência; da autonomia das mulheres; pessoas em situação de rua; prevenção e combate à tortura; segurança pública; garantia dos direitos à saúde, no campo e sociais.

Mery Medeiros da Silva, o ativista que dá nome à Comenda, era escritor, militante comunista, ex-dirigente sindical, ativista dos Direitos Humanos e defensor da democracia e das liberdades. Ele morreu dia 8 de julho de 2020 aos 77 anos de idade e era um dos últimos remanescentes das Ligas Camponesas no Rio Grande do Norte.

O seminário será realizado a partir das 9h30 no auditório do SINE RN. 

Confira a programação:

9h30 - Mesa de Abertura

10h - Fala do Vice-Governador (representando a Governadora Profa.Fátima Bezerra), fala da Secretária da SEMJIDH, e fala do Presidente do COEDHUCI RN

10h30 - Palestra “ A importância dos Órgãos Colegiados para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos” - Prof.Dr. Daniel Pessoa ( ex-presidente do COEDHUCI)

11h - Entrega da Comenda Mery Medeiros para Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos

12h - Encerramento

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.