Agência SAIBA MAIS vai cobrir, em Natal e Brasília, posses históricas da governadora reeleita Fátima e do presidente Lula
Natal, RN 29 de mar 2024

Agência SAIBA MAIS vai cobrir, em Natal e Brasília, posses históricas da governadora reeleita Fátima e do presidente Lula

31 de dezembro de 2022
5min
Agência SAIBA MAIS vai cobrir, em Natal e Brasília, posses históricas da governadora reeleita Fátima e do presidente Lula

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A agência SAIBA MAIS vai cobrir dois eventos políticos históricos neste domingo, 1º de janeiro. Duas equipes do portal levarão aos leitores informações em tempo real da posse da governadora reeleita do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra, na Assembleia Legislativa, e do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

Em Natal, as jornalistas Kamila Tunênia e Jana Sá participarão da cobertura. Já na capital federal, os repórteres Iano Flávio Maia, Gésio Passos, Marcos Urupá, Rudson Pinheiro e Vladmir Alexandre terão a responsabilidade de fazer os leitores se sentirem na festa que marca o início do terceiro mandato de Lula.

A agência SAIBA MAIS vai usar uma plataforma específica para levar informações de forma mais ágil para o público.

Para acompanhar a cobertura sobre a posse da governadora Fátima Bezerra acesse aqui. Já as informações relacionadas à posse do presidente Lula acesse aqui.

O trabalho também contará com a participação de potiguares que viajaram mais de 2,4 mil quilômetros para assistir in loco a cerimônia e a festa que marcarão o início do terceiro mandato de Lula.

Vladmir e Iano são fundadores da agência SAIBA MAIS, veículo de mídia independente criado em 2017 com sede em Natal e foco no jornalismo local voltado para o Rio Grande do Norte e o Nordeste:

“Em 2022, a posse do presidente Lula deixa de ser um mero ritual protocolar e ganha as vias de Brasília em forma de festa popular. Nossa cobertura quer ver, ouvir e sentir cada uma dessas histórias, pois, cada uma delas representa um pouco do Brasil mais democrático que precisa ser construído com muita luta e celebração a partir de agora”, explicou Iano Flávio Maia.

"Agora testemunharemos a derrota do fascismo", afirma jornalista que volta a cobrir posse de Lula 20 anos depois

Natural de Açu, o jornalista Rudson Pinheiro volta a uma posse presidencial duas décadas depois / foto: divulgação

Na mesma linha, o jornalista Gésio Passos destaca o caráter popular da grande festa que será a celebração da posse:

"Vamos buscar mostrar o lado popular da posse de Lula. Dos milhares de brasileiros que estarão em Brasília para a posse do maior líder popular da história do país", disse.

Rudson Pinheiro esteve na posse de Lula 2003 e se diz emocionado em reviver esse momento:

- Volto ao cenário 20 anos depois. Era uma época diferente, não havia o boom da imprensa alternativa, por causa da internet. Mas o momento, como agora, era único: a ascensão de um operário ao poder. Agora testemunharemos a derrota do fascismo", afirmou.

Olhar pela democracia

Fotojornalista experiente e com uma trajetória dedicada à retratar os movimentos populares do Nordeste, Vladimir Alexandre reflete sobre o sentido sociológico deste momento:

- A câmera é um marcador de tempo, um relógio, como disse Roland Barthes. É um equipamento de precisão que operado pelo sentido existencial de alguém cumpre o dever de representar um tempo, um sentido sociológico por elementos da realidade, signos que dão fundamento ao olhar que, por sua vez, representa o impacto emocional e a narrativa do mundo que afeta quem o observa, retém e compartilha, o fotógrafo. Estar na condição de vivenciar este momento, contando por meio do olhar, sobre a história de uma nação acontecendo, me dá orgulho e o dever de dedicar meus esforços nessa fotografia do povo que faz a festa da democracia no coração do Brasil”, avalia.

O jornalista e editor Rafael Duarte lembrou que a agência SAIBA MAIS participou das coberturas da eleição do presidente da Argentina Alberto Fernandez, em Buenos Aires em 2019, e também em Santiago, na cobertura do 1º turno da eleição de Gabriel Boric, presidente eleito do Chile.

- Logo, não seria diferente agora, no Brasil, com a volta de Lula ao poder após tudo o que aconteceu no país. O massacre da mídia tradicional contra os partidos de esquerda, em especial o próprio Lula; a perseguição da Lava-Jato, o golpe de 2016 contra Dilma Rousseff e a prisão do líder do PT são fatos que estão diretamente ligados a esse momento. É até difícil de acreditar que depois de tudo isso Lula esteja voltando pela vontade popular. E esperamos traduzir essa grande manifestação do povo nessa cobertura”, afirmou.

Fátima e Walter tomarão posse às 9h e segue para Brasília

Antes da posse de Lula, uma equipe da Agência SAIBA MAIS também acompanhará in loco a posse da governadora Fátima Bezerra para mais quatro anos. Será o segundo mandato da petista, eleita pela primeira vez em 2018 e reeleita em outubro de 2022 no 1º turno. Além dela, o vice-governador eleito Walter Alves também tomará posse.

A cerimônia na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte será protocolar, e não deve ultrapassar 1h30 de duração. Em seguida, a petista viaja para João Pessoa-PB, de onde embarca no avião do Governo da Paraíba com o governador reeleito João Azevêdo (PSB), para a posse de Lula (PT) em Brasília.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.