CCJ aprova matéria que eleva ICMS no Estado
Natal, RN 18 de jun 2024

CCJ aprova matéria que eleva ICMS no Estado

14 de dezembro de 2022
3min
CCJ aprova matéria que eleva ICMS no Estado

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (14) a admissibilidade de uma matéria que eleva o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado.

O Projeto de Lei nº 281/2022, que altera a Lei Estadual nº 6.968, de 30 de dezembro de 1966, foi aprovado por maioria, tendo o voto contrário do deputado Subtenente Eliabe (SDD).

A reunião aconteceu de forma extraordinária e votou três matérias ao todo, sendo duas de iniciativa do Governo do Estado, incluindo a do ICMS. Elas foram encaminhadas com pedido de urgência, uma vez que não foi dispensada a tramitação pelo colégio de líderes.

Nacionalmente, a redução do ICMS foi aprovada este ano pelo governo Bolsonaro como forma de diminuir o preço dos combustíveis. Mas, governadores reclamam que a aprovação trouxe prejuízo à arrecadação dos Estados. 

Na semana passada, em um seminário realizado pelo Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e Distrito Federal (Comsefaz), a governadora Fátima Bezerra (PT) falou sobre o assunto:

“Ninguém está questionando o preço abusivo dos combustíveis nesse país. O preço da gasolina chegou a níveis insuportáveis. Agora, o que não é justo, o que não é sensato, foi a medida que o Governo nacional tomou, foi o remédio que foi dado para curar essa ferida, porque sobrou para o povo que precisa ter assegurado o direito à educação, à saúde, às políticas de assistência social”, disse a gestora.

Segundo a governadora, a redução do ICMS causou uma perda de cerca de R$ 300 milhões por mês aos cofres potiguares.

Outras votações

A outra matéria do Governo do Estado, o Projeto de Lei nº 64/2022, foi aprovada à unanimidade e institui o Programa Estadual de Parcerias Público-privados (PPP/RN), dispondo sobre normas para licitação e contratação de parceria público-privada.

A Comissão baixou em diligência o Projeto de Lei nº 27/2022, de iniciativa do deputado Francisco do PT, que autoriza a estadualização da estrada vicinal que liga a RN 066 à RN 288, solicitando informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RN).

Participaram da reunião, presidida pelo deputado George Soares (PV), os deputados Francisco do PT, Souza (PSB), Vivaldo Costa (PV), Ubaldo Fernandes (PSDB) e o Subtenente Eliabe.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.