Com nova variante detectada no RN, Sesap reforça orientações para conter avanço da Covid
Natal, RN 24 de abr 2024

Com nova variante detectada no RN, Sesap reforça orientações para conter avanço da Covid

6 de dezembro de 2022
3min
Com nova variante detectada no RN, Sesap reforça orientações para conter avanço da Covid

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) divulgou, nesta terça-feira (6), que foi detectada uma nova variante do novo coronavírus no Rio Grande do Norte: a BE.9. Trata-se de uma evolução da sublinhagem BA.5.3.1, ou seja, uma Ômicron da linhagem BA.5. A descoberta foi feita pelo Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen), referência estadual no diagnóstico de Covid-19 e de Vigilância Genômica.

Como se trata de uma variante que possui mutações na proteína S, utilizada pelo vírus para invasão celular, e que está associada ao aumento do número de casos no Amazonas é necessário observarmos o cenário epidemiológico nas próximas semanas", disse o diretor administrativo do Lacen/RN, o biomédico Derley Galvão.

O laboratório analisou 36 amostras coletadas entre 3 e 18 de novembro e identificou sete linhagens, sendo duas amostras referentes à BE.9, oriundas dos municípios de São Bernardo do Campo/SP e Natal. De acordo com dados da Fiocruz, a BE.9 foi encontrada inicialmente no Amazonas.

"Observar, a partir da vigilância genômica, a circulação de uma nova variante, que inclusive, foi observada em outros estados com aumento no número de casos e potência na transmissão da doença, nos faz ampliar as ações de vigilância. A vacinação das doses de reforço se faz urgente", afirma Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAP.

Por isso, a Sesap reforçou o apelo à população para manter o esquema vacinal completo, bem como o uso de máscaras em lugares fechados e a higienização das mãos.

Reforço dos cuidados

No último dia 15 de novembro, a Sesap e o Comitê Científico que acompanha a pandemia da Covid-19 no RN emitiram novas recomendações para conter o avanço da doença no estado, entre elas a utilização de máscara de ambientes fechados, o início da aplicação da 5ª dose da vacina em idosos, a ampliação de horários e pontos de vacinação, o isolamento em casos positivos ou sintomáticos e a testagem e notificação através da plataforma Notifica RN.

Precisamos fazer este alerta para que, caso exista aumento do número de casos no estado e internações, possamos estar preparados e principalmente precaver a população para que cada um faça a sua parte, principalmente com atenção às suas doses da vacinação contra a Covid-19”, disse na ocasião a secretária-adjunta da Sesap e membro do Comitê Científico, Lyane Ramalho.

O Rio Grande do Norte tem, atualmente, 76% de taxa de ocupação de leitos clínicos e 84% de UTI Covid.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.