Final de ano é tempo de solidariedade, e isso também passa pela sensibilização sobre a doação de sangue. Segundo o Hemocentro do RN, a unidade tem, neste momento, pouco mais de 100 bolsas, quantidade insuficiente para atender à rede hospitalar do estado, que tende a registrar aumento da demanda nesta época de festividades e férias.
De acordo com o diretor Geral do Hemonorte, Rodrigo Villar, a procura para doação está abaixo do esperado e a campanha da Semana do Doador, realizada no final de novembro, não foi suficiente para manter o estoque equilibrado.
“Mais uma vez contamos com a solidariedade da população para vir doar e nos ajudar a salvar vidas. O Hemonorte abastece toda rede pública hospitalar”, lembrou Rodrigo.
Um hábito que, para a estudante Larissa Soares, já faz parte da rotina. Ela é doadora há dois anos e diz que, mais do que um ato de solidariedade, doar sangue e exercitar o senso de coletividade.
“É preciso a gente encarar a doação como parte de um processo necessário para manter a rede de saúde funcionando e salvando vidas. E isso é responsabilidade de todos. Só quem já precisou é que sabe a diferença que faz“, relatou ela à SAIBA MAIS.
Para doar, basta comparecer ao Hemonorte (Av. Alexandrino de Alencar, 1800 – Tirol) de segunda a sábado, das 7h às 18h, ou no Espaço do Hemonorte no Partage Shopping, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg.
É preciso apresentar documento oficial com foto e pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
Confira os requisitos básicos:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização prévia do responsável legal);
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
- Apresentar documento original com foto.