Estoque de sangue do Hemonorte está em estado crítico; saiba como doar
Natal, RN 20 de jun 2024

Estoque de sangue do Hemonorte está em estado crítico; saiba como doar

20 de dezembro de 2022
2min
Estoque de sangue do Hemonorte está em estado crítico; saiba como doar

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Final de ano é tempo de solidariedade, e isso também passa pela sensibilização sobre a doação de sangue. Segundo o Hemocentro do RN, a unidade tem, neste momento, pouco mais de 100 bolsas, quantidade insuficiente para atender à rede hospitalar do estado, que tende a registrar aumento da demanda nesta época de festividades e férias.

De acordo com o diretor Geral do Hemonorte, Rodrigo Villar, a procura para doação está abaixo do esperado e a campanha da Semana do Doador, realizada no final de novembro,  não foi suficiente para manter o estoque equilibrado. 

Mais uma vez contamos com a solidariedade da população para vir doar e nos ajudar a salvar vidas. O Hemonorte abastece toda rede pública hospitalar”, lembrou Rodrigo.

Um hábito que, para a estudante Larissa Soares, já faz parte da rotina. Ela é doadora há dois anos e diz que, mais do que um ato de solidariedade, doar sangue e exercitar o senso de coletividade.

"É preciso a gente encarar a doação como parte de um processo necessário para manter a rede de saúde funcionando e salvando vidas. E isso é responsabilidade de todos. Só quem já precisou é que sabe a diferença que faz", relatou ela à SAIBA MAIS.

Para doar, basta comparecer ao Hemonorte (Av. Alexandrino de Alencar, 1800 - Tirol) de segunda a sábado, das 7h às 18h, ou no Espaço do Hemonorte no Partage Shopping, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. 

É preciso apresentar documento oficial com foto e pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Confira os requisitos básicos:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização prévia do responsável legal);
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento original com foto.
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.