Governo não comenta pesquisa do IBGE e diz que roubos caíram 17,4% no RN
Natal, RN 19 de abr 2024

Governo não comenta pesquisa do IBGE e diz que roubos caíram 17,4% no RN

23 de dezembro de 2022
3min
Governo não comenta pesquisa do IBGE e diz que roubos caíram 17,4% no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Diferentemente do que havia divulgado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontando que cerca de 56 mil potiguares tiveram algum bem roubado mediante grave ameaça ou violência em 2021, a Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) fala em 21 mil casos no ano passado e diz que o número de roubos caíram 17,4% em 2022.

De acordo com dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), da Sesed, entre 1º de janeiro e 20 de dezembro deste ano, foram 17.757 registros de roubo no RN. Em 2021, considerando o mesmo período, haviam sido sido 21.487 casos. Além disso, a Sesed aponta que todos os meses de 2022 apresentaram queda nos índices de roubo no estado, conforme tabela abaixo.

Para o secretário da Sesed, coronel Francisco Araújo Silva, a redução é fruto de uma série de decisões estratégicas e de gestão implementadas pelas forças de segurança do estado.

"A redução dos crimes de roubo no Rio Grande do Norte é fruto de um planejamento estratégico que envolve a integração das forças policiais, seja ela na esfera investigativa e/ou ostensiva, melhor emprego dos efetivos nas localidades mais críticas, melhor utilização do setor de inteligência como medida de prevenção e combate das organizações criminosas, mais investimento em alta tecnologia e melhores equipamentos/ armamentos, além, é claro, do comprometimento dos policiais em melhor servir a sociedade", diz o titular da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social.

Os números informados pela Sesed representam menos da metade do que indicou o IBGE, em um estudo inédito realizado junto com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), e em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo o órgão, 56 mil potiguares tiveram algum bem roubado mediante grave ameaça ou violência em 2021, o que representa 1,97% da população com mais de 15 anos no estado. 

A Agência SAIBA MAIS questionou a Sesed sobre essa discrepância entre os dados, mas a secretaria disse que não comenta a pesquisa do IBGE. Da mesma forma, esta reportagem procurou o IBGE para entender os parâmetros utilizados em sua pesquisa, mas ainda não obteve retorno.

Araújo confirmado no próximo governo

O coronel Araújo, titular da Sesed, foi um dos nomes anunciados pela governadora Fátima Bezerra (PT), na última quarta-feira (21), que irão permanecer em seu secretariado. Além dele, o coronel Francisco Alarico (comandante geral da PM) e a delegada Ana Cláudia (delegada geral de Polícia Civil) completam o trio da segurança pública no RN.

Saiba+

Discrição, diálogo e diplomacia: quem é o futuro secretário de Segurança do RN

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.