Descrevendo uma sensação de gratidão, o deputado federal eleito Fernando Mineiro (PT) comemorou a sua diplomação nesta segunda-feira (19) em cerimônia realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Mineiro alcançou mais de 83 mil votos e conquistou a segunda cadeira do PT-RN em Brasília. A conquista veio depois de perder o mandato em 2018 por uma manobra jurídica que favoreceu Beto Rosado (PP), que não se elegeu neste ano.
“É uma sensação de que a justiça tarda mas não falha. Eu sou muito grato a todas as pessoas que me apoiaram. Esse momento aqui é dedicado a toda a rede de apoiadoras e apoiadoras que nós tivemos em todo o Estado e não foi uma vitória minha. Foi uma vitória de um movimento, de um grupo de pessoas que tem uma maneira de fazer política e eu represento esse grupo de pessoas. Poderia ser uma outra pessoa aqui com as mesmas ideias, mas eu sou representante desse grupo que faz política de uma maneira ética e com transparência”, classificou.
Para o futuro deputado federal, que já foi ex-vereador e ex-deputado estadual, o trabalho na Câmara será em sintonia com o presidente eleito Lula (PT). Mesmo com a bancada do RN dividida com parlamentares aliados do presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL), Mineiro afirmou que espera uma “pactuação” do grupo em prol do Estado.
“O que eu vou fazer é trabalhar em defesa do Estado, levando as demandas do Rio Grande do Norte para Brasília, ajudando Lula a reconstruir o Brasil, e tudo que estiver ao meu alcance para poder pactuar com a bancada farei. Acredito que essa bancada, independente das posições, estará também à disposição e em sintonia com o que pensa o Rio Grande do Norte. Esse é o trabalho que eu vou fazer, de articular as ações do Governo Federal, defendendo as ações do Governo Federal aqui no Estado e defendendo o nosso Governo Estadual”, afirmou.
Entenda
Há quatro anos, Mineiro ficou fora da Câmara por uma manobra jurídica articulada por Beto Rosado. Naquela eleição, Kéricles Alves Ribeiro, o “Kerinho”, recebeu 8.990 votos que não foram computados devido a irregularidades confirmadas pela Justiça. Entre os erros, estava o fato de Ribeiro não ter se desvinculado de um cargo em comissão na prefeitura de Monte Alegre no prazo legal. Sem esses votos, pelo quociente eleitoral, a vaga de deputado ficaria com Mineiro, que registrou 98.070 votos. Contudo, antes da posse dos deputados em 2019, o TRE deferiu o registro de candidatura de Kerinho, o que deu o mandato para Beto, que teve 71.092 votos.
Agora, Mineiro parte para seu primeiro mandato em Brasília. “Estarei à disposição dos movimentos sociais, das entidades, das instituições, das prefeitas, dos prefeitos”, anunciou com expectativa o deputado eleito.