Potiguares fazem caravanas para assistir posse de Lula em Brasília: “evento grandioso”
Natal, RN 20 de jun 2024

Potiguares fazem caravanas para assistir posse de Lula em Brasília: “evento grandioso”

6 de dezembro de 2022
7min
Potiguares fazem caravanas para assistir posse de Lula em Brasília: “evento grandioso”

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Nascida em Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte, a correspondente bancária Ana Maria de Araújo Silva, 27, ainda era criança quando Lula (PT) subiu a rampa do Planalto pela primeira vez, em 2003. Passadas duas décadas desde aquele período, o petista assumirá seu terceiro mandato como presidente em 2023. Mas, diferente do passado, Ana verá a posse cara a cara, direto da capital Brasília. 

Antes mesmo de Lula vencer as eleições, potiguares já se organizavam para assistir sua posse em Brasília. Pelo menos quatro caravanas diferentes devem sair de Natal levando centenas de pessoas. Nos grupos, casais, avós e netos, amigos e militantes pelo direito à terra.

“É a primeira vez que participo da posse, e de um evento tão grandioso assim voltado para política. A posse do presidente Lula para mim representa uma vitória não só dele como do povo brasileiro depois de tudo que ele sofreu”, afirma Silva. 

Segundo ela, o que a motivou a sair do interior do RN e enfrentar horas dentro de um ônibus é o respeito pela figura política de Lula. 

“O que me motivou foi minha admiração, meu amor e a democracia. Será um dia histórico, de suma importância para o Brasil e quero poder contar a meus filhos futuramente que participei dessa data tão importante”, diz a curraisnovense. 

A correspondente bancária participará do evento na excursão organizada pelo advogado Mozart Neto. A ida será no dia 29 de dezembro, e a volta será em 2 de janeiro. O grupo ainda fará uma passagem por Salvador, capital que deu a maior porcentagem a Lula no segundo turno, chegando em Natal no dia 4. Na cidade baiana, o presidente eleito venceu com 70,7% dos votos. 

“Como será uma terça-feira, estamos na esperança de que tenha o primeiro ensaio do Olodum do ano”, torce o advogado.

Esta também será a primeira vez de Neto em uma posse presidencial.

“Nunca fui a outras cerimônias de posse, mas acompanhei todas as de Lula e de Dilma pela TV. Minhas filhas que estavam com a mãe já viram a segunda posse de Dilma de uma área dentro do Palácio do Planalto”, lembra o advogado.

A preparação de Mozart veio antes mesmo das urnas confirmarem a volta do petista ao Planalto. 

“Desde o início do ano eu havia me prometido que iria. Em maio eu e uns amigos já havíamos criado um grupo no Whatsapp intitulado "Posse de Lula" para organizarmos nossa ida. A ideia inicial era irmos de carro, mas muitas pessoas me procuraram dizendo que gostariam de ir à posse, então resolvi organizar a ida em um ônibus”, comenta.

Em Brasília, ficarão em um hostel reservado para 50 pessoas do seu grupo. Há ainda 10 vagas na sua caravana, mas o hostel já está com capacidade máxima. Caso outras pessoas decidam ir, terão de procurar outro local para dormir. 

Segundo a coluna do jornalista Lauro Jardim, a expectativa do novo governo é que o evento leve 250 mil pessoas ao Distrito Federal, e por isso alojamentos em pavilhões montados com apoio do Governo distrital estão sendo planejados. O valor desta excursão de Mozart Neto é de R$ 1.300. Mais informações estarão ao final desta matéria.

Boneco gigante de Lula irá à Brasília

Um dos destaques das manifestações em Natal, o boneco gigante de 4 metros do ex-presidente Lula será uma das atrações da posse em Brasília. Confeccionado em 2019, ainda quando o petista estava preso, o personagem inspirado nos bonecos de Olinda irá em um ônibus da excursão organizada pelo ex-vereador Hugo Manso. Será também uma forma de homenagear o artista João Antônio de Medeiros Neto, criador do boneco que faleceu em setembro deste ano. 

Esta será a terceira vez que o dirigente verá uma posse presidencial. Antes, já foi em 2002 e 2010. 

“Na eleição de Lula em 2002, eu era vereador em Natal e fui candidato a senador. Com a posse em 2003, eu fui de ônibus com minha assessoria e mais algumas pessoas. Foi uma viagem belíssima, super agradável. Na posse de Dilma, eu fui de avião com um grupo de amigos. E agora, 20 anos depois da primeira posse de Lula, eu estou repetindo de ônibus”, relembra Manso.

Parte da viagem e da posse será ainda transmitida pela Pós-TV DHNet, do economista e ativista Roberto Monte. A comitiva potiguar fará um cortejo pelas ruas da Esplanada com o boneco e bandeirões de Lula, da governadora Fátima Bezerra e do Estado. 

A excursão organizada por Manso também conhecerá outras cidades. 

“Faremos paradas de oito ou 10 horas em cidades como Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) no primeiro dia. Lençóis (BA) no segundo dia, com Bom Jesus da Lapa (BA) e Piranhas (AL) na volta”, diz. 

Somente quatro vagas estão disponíveis neste grupo. Mais detalhes serão dados em uma reunião no Bardallos, nesta quarta-feira (7), às 17h. 

Sofremos bastante nesses quatro anos com corte de verbas, diz professora 

Outra caravana é a organizada pela professora Thelma Farias. Diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN), ela explica como surgiu a ideia de participar do evento:

“Surgiu da vontade que muita gente tinha de presenciar esse momento, porque todos nós que somos da classe trabalhadora e principalmente da educação pública, sofremos bastante nesses quatro anos com cortes de verbas, com sucateamento das escolas públicas”, explica a docente.

“Por isso, é um momento de grande vitória da classe trabalhadora desse país. Vivemos também com direitos negados durante esses quatro anos. Um exemplo disso é o do prefeito de Natal, que segue a mesma linha de governo do presidente Bolsonaro”, afirma a sindicalista, que critica a falta de atualização do piso salarial de 2022 por parte do prefeito Álvaro Dias (PSDB).

Na excursão de Farias, três ônibus sairão no dia 28 de dezembro, com as 152 vagas já preenchidas. 

“Eu e a professora Rayane Valentim organizamos um pacote com um valor sem fins lucrativos para possibilitar o maior número de pessoas possíveis presentes na posse”, diz. 

MST-RN levará cinco ônibus

A capital brasileira será tomada também pelo movimento sem-terra em 1º de janeiro. Nacionalmente, o MST levará cerca de 10 mil militantes. No RN, cinco ônibus devem ir para a posse, segundo a dirigente regional Erica Rodrigues.

“Em todos os momentos históricos de decisão dos rumos do Brasil o MST esteve presente, especificamente na luta pela terra. Agora, reposicionando nossa tática de luta desde a campanha nos processos eleitorais, intensificamos nosso trabalho de base na campanha. O MST se coloca disposto a contribuir na construção do Brasil, produzindo alimentos saudáveis para o povo brasileiro e unificando nas lutas pelos direitos da classe trabalhadora”, afirma Rodrigues.

Segundo ela, a participação do movimento é “fruto do trabalho de base”. 

“Estamos indo porque queremos de fato que seja uma posse de caráter popular, assim como foi a campanha. A nossa ida é coletiva”, frisou.

Vagas abertas:

Excursão de Mozart Neto

Saída: 29/12/2022

Chegada: 04/01/2023

Valor: R$ 1.300

Duas noites em Brasília (DF) e uma noite em Salvador (BA)

Contato: (84) 99958-9213 - Mozart Neto

Excursão de Hugo Manso

Os detalhes serão definidos em reunião no Bardallos (Cidade Alta), nesta quarta-feira (7), às 17h

Contato: (84) 99988-8166 - Hugo Manso

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.