Supermercado Nordestão vai à justiça para proibir manifestações do MLB em suas lojas no RN
Natal, RN 29 de mar 2024

Supermercado Nordestão vai à justiça para proibir manifestações do MLB em suas lojas no RN

19 de dezembro de 2022
3min
Supermercado Nordestão vai à justiça para proibir manifestações do MLB em suas lojas no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois de uma simbólica manifestação contra a fome organizada pelas famílias que fazem parte do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas no Rio Grande do Norte (MLB/ RN), no último sábado (17), dentro de uma das lojas da rede local de supermercados Nordestão, localizada em Natal, o grupo empresarial ingressou na justiça com um pedido de tutela antecipada para que as famílias sejam proibidas de realizar novos atos em quaisquer de suas unidades.

A decisão do juiz Geraldo Antônio da Mota foi expedida no mesmo dia em que ocorreu a manifestação. Nela, o magistrado também estabelece que os integrantes do MLB/ RN mantenham distância “razoável” das unidades do supermercado – o juiz sugere mil metros de distância. Em caso de desobediência, a multa prevista é de R$ 100 mil.

Além do Rio Grande do Norte, as ocupações no último sábado foram realizadas nas grandes redes de supermercados em dez estados brasileiros. Na capital potiguar, mais de 400 famílias que fazem parte do MLB/ RN ocuparam a unidade do Nordestão do bairro do Alecrim.

As ações são realizadas há mais de 10 anos pelo Movimento neste período de comemorações natalinas e integram a campanha Natal Sem Fome e Sem Miséria.

MLB em ato contra fome no Nordestão I Foto: reprodução

Para nós é uma decisão muito reacionária, que está tentando criminalizar quem luta contra a fome”, criticou Matheus Araújo, que é coordenador do Movimento no RN e é nominalmente citado na ação.

Em dezembro do ano passado, as famílias que não têm casa para morar e fazem parte do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) entraram em conjunto no supermercado Extra, localizado no shopping Midway Mall. Segundo a organização do Movimento, essa é a primeira vez que uma empresa ingressa na justiça contra os manifestantes.

O MLB possui três ocupações urbanas em Natal: Emmanuel Bezerra, na Ribeira; Valdete Guerra, no Planalto, e Palmares, nas Rocas. O movimento planeja realizar cinco ceias natalinas e atender cerca de 300 famílias das ocupações e também dos bairros periféricos de Natal. Além das transferências bancárias, a ocupação Emmanuel Bezerra, na Ribeira, também será um ponto de apoio para quem quiser ajudar presencialmente com a doação de roupas ou brinquedos para as crianças.

Como ajudar:

1- Doe no pix 84996169507 - Bianca

2- ajude divulgando para seus amigos

3- doe: roupas, brinquedos e alimentos na ocupação Emmanuel Bezerra. Rua Teotônio Freire, 225, Ribeira.

Saiba+

Grito de denúncia contra a fome: mais de 400 famílias ocupam o Nordestão do Alecrim

Famílias denunciam fome e ocupam supermercado em shopping de Natal (RN)

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.