Um dos principais compromissos da secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC será a consolidação da rede federal do setor. Quem afirma é o novo secretário do órgão, o potiguar Getúlio Marques. Anunciado sexta-feira (6) como membro da equipe do ministro Camilo Santana, Getúlio foi secretário estadual de Educação no primeiro mandato do governo Fátima e volta a Brasília após 10 anos. Ele trabalhou no MEC durante a gestão do ministro da Educação Fernando Haddad, nos dois primeiros governos Lula.
Procurado pela agência SAIBA MAIS, Getúlio Marques falou sobre as prioridades da nova função que passará a desempenhar no terceiro governo Lula:
– Além do compromisso com a consolidação da expansão da Rede Federal de EPT, conclusão das infraestruturas inacabadas e complementação, de maneira gradativa, do quadro de pessoal dos IF. Ao mesmo tempo, com a educação profissional e técnica presente nos itinerários formativos que integram os currículos da educação básica das redes de ensino, iremos trabalhar para consolidar essa presença e ampliar o acesso dos estudantes no itinerário da educação profissional”, disse
Na primeira passagem pelo MEC, Marques foi coordenador de Planejamento Orçamento e Gestão, diretor da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e secretário adjunto da própria Setec, para onde ele volta agora como titular.
Pelas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra comemorou a ida do agora ex-auxiliar para o MEC.
– Muito feliz com a nomeação do professor Getúlio Marques como secretario de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. O professor Getúlio Marques, com seu talento, competência e compromisso vai ser um importante colaborador nessa missão de reconstrução da agenda da Educação, tão estratégica para o desenvolvimento do nosso país”, destacou.