Conselho aprova Jean Paul Prates para presidência da Petrobras
Natal, RN 25 de abr 2024

Conselho aprova Jean Paul Prates para presidência da Petrobras

26 de janeiro de 2023
3min
Conselho aprova Jean Paul Prates para presidência da Petrobras

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, nesta quinta (26), o nome do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para presidir estatal. A indicação será confirmada na próxima assembleia dos acionistas, prevista para abril.

Prates, que já renunciou ao cargo de senador nesta quinta, foi indicado pelo presidente Lula (PT) para o posto em dezembro, mas a análise da indicação só começou em janeiro. A escolha do Conselho, que possui dez membros, foi por unanimidade.

Antes de Jean Paul Prates, a Petrobras vinha sendo comandada por Caio Paes de Andrade, que era indicado de Bolsonaro e renunciou à presidência em 3 de janeiro deste ano, sendo substituído provisoriamente por um diretor.

Histórico

Jean Paul Prates é advogado e economista. Possui mestrado em Planejamento Energético e Gestão Ambiental, pela Universidade da Pensilvânia (EUA) e em Petróleo e Gás e em Economia de Petróleo e Motores, pelo Instituto Francês do Petróleo. Atua no setor desde os anos 80 e é coautor do atual quadro regulatório e de royalties para o setor de energia do Brasil.

Foi membro da assessoria jurídica da Petrobras Internacional (Braspetro), no final da década de 80. Em 1991, fundou a primeira consultoria brasileira especializada em petróleo, chegando a ter 120 consultores associados. Em 1997, participou da elaboração da Lei do Petróleo. Também foi o redator do Contrato de Concessão oficial brasileiro e do Decreto dos Royalties.

No RN, onde reside desde 2005, fundou o Centro de Estratégias em Energia e Recursos Naturais (Cerne), dedicado a ajudar governo e empresas a implementarem a inclusão social e estratégias multilaterais de investimento no setor energético. Também atuou no conselho consultivo de grupos de energia no Brasil e presidiu o Sindicato das Empresas do Setor Energético do Rio Grande do Norte (Seern).

Durante o Governo Wilma de Faria, foi Secretário de Estado de Energia e, em cerca de três anos, tornou o RN autossuficiente em energia. Foi responsável por trazer mais de R$ 10 bilhões em investimentos para a matriz energética potiguar e transformou o estado em exportador de energia (sobretudo eólica), e combustíveis (gasolina, óleo diesel, QAV – querosene de aviação, gás de cozinha e biodiesel), para o Nordeste.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.