Conta de água pode subir até 13% a partir de março em Natal
Natal, RN 25 de abr 2024

Conta de água pode subir até 13% a partir de março em Natal

18 de janeiro de 2023
2min
Conta de água pode subir até 13% a partir de março em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Pelo pedido de reajuste feito pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a conta de água pode subir até 13,03% a partir do mês de março em Natal. O aumento foi solicitado à Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (Arsban), que abriu consulta pública à população no site da Prefeitura de Natal. Para entrar em vigor, o reajuste também precisa passar pelo Conselho Municipal de Saneamento Básico.

De acordo com a nota técnica emitida pela direção da Arsban, por lei, o reajuste na tarifa de água pode ser feito respeitando o intervalo mínimo de 12 meses e, no caso de Natal, o último aumento foi realizado em agosto de 2021. A mudança na tarifa precisa ser comunicada com, pelo menos, 30 dias de antecedência e, por isso, seria cobrada a partir de março.

A nova tarifa, calculada com base no IPCA, será aplicada em todos os serviços oferecidos pela Companhia, como: religação de ramal de água e/ou esgoto; instalação de torneira de passagem e mudança ou aferição de hidrômetro, além do fornecimento de água. Pelos cálculos da Arban, 90% dos consumidores residenciais pagam, atualmente, a tarifa de R$ 41, mas, com o reajuste, ela vai passar para R$ 47,20.

Somente após a fase de consulta pública, que vai até 23 de janeiro, a minuta com o pedido de reajuste vai passar por votação no Conselho Municipal de Saneamento Básico, o que deve acontecer em 25 de janeiro.

Reajuste já foi feito no interior

Enquanto o pedido de reajuste para Natal está sendo apresentado agora pela Caern, no interior do estado, o aumento nas contas já foi aplicado, mas com um índice menor. Na tarifa aprovada em novembro do ano passado, o aumento foi de 11% para o abastecimento de água e de 8,4% no caso dos serviços indiretos.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.