Demitidos da Guararapes em Fortaleza denunciam supostas irregularidades em rescisões
Natal, RN 25 de abr 2024

Demitidos da Guararapes em Fortaleza denunciam supostas irregularidades em rescisões

26 de janeiro de 2023
3min
Demitidos da Guararapes em Fortaleza denunciam supostas irregularidades em rescisões

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Funcionárias demitidas da fábrica da Guararapes localizada em Fortaleza, no Ceará, em 10 de janeiro deste ano, denunciaram ao jornal Diário do Nordeste que alguns valores estabelecidos nas rescisões dos contratos de trabalho estão com valores abaixo do esperado.

Entre as denúncias, está a de uma funcionária com 30 anos de trabalho na fábrica e rescisão no valor de R$ 6 mil. Outra funcionária também revelou ter dias de férias que não foram calculados. Ela disse ter entrado em contato com o setor de Recursos Humanos da fábrica, que teria reconhecido o erro, mas não deu mais retorno sobre a correção do problema.

Segundo a publicação, foi realizada uma denúncia no Ministério Público do Trabalho do Ceará (MPT-CE) com pedido de verificação de regularidade da Guararapes, ainda em fase preliminar de apuração. Por meio de nota, a empresa afirmou que não foi notificada pelo MPT-CE e que esse é um "procedimento de praxe, trata-se de uma apuração, faz parte do processo e não há nenhuma irregularidade, pelo contrário, estamos tratando o tema com seriedade e compromisso devido".

As costureiras demitidas também denunciam o descaso do Sindicato das Costureiras (Sintconf), que não estaria acompanhando o pagamento das rescisões dos contratos de trabalho.

Ainda segundo alguns demitidos, a Guararapes também estaria voltando atrás em alguns acordos, como o que previa a adaptação das máquinas de costura doadas pela fábrica às costureiras. Pelo que ficou acertado, a Guararapes deveria adaptar a voltagem das máquinas de industrial para residencial, porém as costureiras afirmam que estão tendo que pagar pela adaptação, um custo que não compensaria.

A Guararapes também negou essa informação: "A maior parte das máquinas do Grupo Guararapes, de costura reta e de duas agulhas, possui tensão de 220 volts, o que já era esperado pelos colaboradores. Atuando de maneira próxima e transparente com seus ex-colaboradores, o Grupo recebeu alguns pedidos de máquinas interlock que possuem tensão de 380 volts, mas serão transformadas em 220v para que os ex-colaboradores possam utilizar em suas residências. A doação dos equipamentos seguirá sendo conduzida como anunciado".

Além disso, os funcionários demitidos reclamam que no dia da demissão foi prometido pela gestão da empresa que os avisos seriam pagos em dobro, o que acabou não ocorrendo. Por meio de nota, a Guararapes também negou a informação e explicou que fez o seguinte acordo:

  • O dobro do Plano Médico Adicional previsto no aviso prévio para todos os funcionários
  • Bônus no valor de um salário a mais para 1.050 funcionários
  • Doação de máquinas de costuras para 950 funcionários
  • Meio salário mínimo (675 reais) para todos os 2 mil funcionários
  • Medidas de qualificação e realocação dos ex-colaboradores.

Histórico

A Guararapes é dona das lojas Riachuelo. As cerca de duas mil demissões em Fortaleza, no Ceará, têm relação com a decisão da empresa de concentrar a produção em Natal, no Rio Grande do Norte.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.