Direitos Humanos: Deputados do RN, Girão e Gonçalves pedem arrego para golpistas bolsonaristas em Brasília
Natal, RN 18 de jun 2024

Direitos Humanos: Deputados do RN, Girão e Gonçalves pedem arrego para golpistas bolsonaristas em Brasília

10 de janeiro de 2023
3min
Direitos Humanos: Deputados do RN, Girão e Gonçalves pedem arrego para golpistas bolsonaristas em Brasília

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O deputado federal potiguar General Girão (PL) e o eleito Sargento Gonçalves (PL) assinaram um ofício à Defensoria Pública da União em que pedem a “garantia dos direitos humanos” dos bolsonaristas presos após atentado terrorista em Brasília.

O documento recebeu a assinatura de 19 deputados federais e parlamentares eleitos alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No texto, afirmam que as pessoas detidas após a depredação dos prédios públicos e tentativa de golpe de Estado “estão sendo tolhidas de condições básicas em termos de alimentação, hidratação e alojamento, havendo informações de que permaneceram em veículos e galpões, aguardando triagem e outros procedimentos.”

“Diante da situação, solicito com urgência, a adoção de providências para fins de garantia dos direitos humanos de pessoas tuteladas pelo Estado que se encontram, conforme imagens já amplamente divulgadas pela imprensa, expostas a condições indignas”, pede o documento.

Os detidos participaram do ataque às sedes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Só na Câmara dos Deputados, o prejuízo passava de R$ 3 milhões até esta terça (10). A avaliação ainda é preliminar e não inclui as obras de arte destruídas, roubadas ou danificadas.

Entre os signatários do ofício, estão a deputada federal por São Paulo, Carla Zambelli, que em outubro do ano passado sacou uma arma, invadiu uma lanchonete e perseguiu um homem negro pelas ruas. 

Em dezembro, a deputada cumpriu ordem do ministro do Supremo Gilmar Mendes e entregou à Polícia Federal a pistola que tinha usado ao perseguir o homem. Depois, a Polícia Federal descobriu que Zambelli tinha outras armas registradas, e a corporação apreendeu mais três armas.

Outro que pediu respeito aos direitos humanos foi o deputado federal eleito Zé Trovão (PL-SP), que se notabilizou por ser um dos organizadores dos atos democráticos do 7 de setembro de 2021.

Confira todos os deputados federais e parlamentares eleitos que assinaram:

Bia Kicis (PL-DF) 

Cabo Gilberto Silva (PL-PB) 

Capitão Alberto Neto (PL-AM) 

Carla Zambelli (PL-SP)

Carlos Jordy (PL-RJ) 

Coronel Chrisóstomo (PL-RO) 

Coronel Meira (União Brasil-SP) 

Daniela Reinehr (PL-SC) 

General Girão (PL-RN) 

Gustavo Gayer (PL-GO) 

José Medeiros (PL-MT) 

Loester Trutis (PL-MS) 

Luiz Lima (PL-RJ) 

Major Fabiana (PL-RJ) 

Rodolfo Nogueira (PL-MS) 

Sargento Gonçalves (PL-RN) 

Silvia Waiãpi (PL-AP) 

Vermelho (PL-PR) 

Zé Trovão (PL-SC)

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.