O deputado federal potiguar General Girão (PL) e o eleito Sargento Gonçalves (PL) assinaram um ofício à Defensoria Pública da União em que pedem a “garantia dos direitos humanos” dos bolsonaristas presos após atentado terrorista em Brasília.
O documento recebeu a assinatura de 19 deputados federais e parlamentares eleitos alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No texto, afirmam que as pessoas detidas após a depredação dos prédios públicos e tentativa de golpe de Estado “estão sendo tolhidas de condições básicas em termos de alimentação, hidratação e alojamento, havendo informações de que permaneceram em veículos e galpões, aguardando triagem e outros procedimentos.”
“Diante da situação, solicito com urgência, a adoção de providências para fins de garantia dos direitos humanos de pessoas tuteladas pelo Estado que se encontram, conforme imagens já amplamente divulgadas pela imprensa, expostas a condições indignas”, pede o documento.
Os detidos participaram do ataque às sedes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Só na Câmara dos Deputados, o prejuízo passava de R$ 3 milhões até esta terça (10). A avaliação ainda é preliminar e não inclui as obras de arte destruídas, roubadas ou danificadas.
Entre os signatários do ofício, estão a deputada federal por São Paulo, Carla Zambelli, que em outubro do ano passado sacou uma arma, invadiu uma lanchonete e perseguiu um homem negro pelas ruas.
Em dezembro, a deputada cumpriu ordem do ministro do Supremo Gilmar Mendes e entregou à Polícia Federal a pistola que tinha usado ao perseguir o homem. Depois, a Polícia Federal descobriu que Zambelli tinha outras armas registradas, e a corporação apreendeu mais três armas.
Outro que pediu respeito aos direitos humanos foi o deputado federal eleito Zé Trovão (PL-SP), que se notabilizou por ser um dos organizadores dos atos democráticos do 7 de setembro de 2021.
Confira todos os deputados federais e parlamentares eleitos que assinaram:
Bia Kicis (PL-DF)
Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
Capitão Alberto Neto (PL-AM)
Carla Zambelli (PL-SP)
Carlos Jordy (PL-RJ)
Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
Coronel Meira (União Brasil-SP)
Daniela Reinehr (PL-SC)
General Girão (PL-RN)
Gustavo Gayer (PL-GO)
José Medeiros (PL-MT)
Loester Trutis (PL-MS)
Luiz Lima (PL-RJ)
Major Fabiana (PL-RJ)
Rodolfo Nogueira (PL-MS)
Sargento Gonçalves (PL-RN)
Silvia Waiãpi (PL-AP)
Vermelho (PL-PR)
Zé Trovão (PL-SC)