Editora potiguar Escribas renasce após anunciar fim e lançará 3 livros
Natal, RN 29 de mar 2024

Editora potiguar Escribas renasce após anunciar fim e lançará 3 livros

20 de janeiro de 2023
5min
Editora potiguar Escribas renasce após anunciar fim e lançará 3 livros

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Era novembro de 2021 quando o escritor Carlos Fialho anunciou o fim da Jovens Escribas, fundada por ele, após quase 18 anos de atividades. Os motivos eram dívidas e dificuldades financeiras. A empresa se manteve nos meses seguintes para queimar o estoque. Agora, em 2023, sob reviravolta, o projeto renasce sob o nome de Escribas Editora e prepara o relançamento de três livros.

A motivação para o retorno das publicações foi o aumento de livros e a temporada de eventos e feiras realizadas em 2022, num momento em que a pandemia arrefeceu e possibilitou o retorno de algumas atividades presenciais. 

“O que aconteceu foi que 2022 foi um bom ano, e isso deu um fôlego, uma alegria na gente de se animar novamente e de pensar ‘acho que dá para insistir, dá pra gente fazer as coisas de repente de uma maneira mais planejada e estratégica, e aí tem como tornar viável’”, explica Fialho. 

Para manter o projeto em pé, ele também precisou readequar sua vida, agora com empregos pelo dia e com os cuidados dedicados à editora à noite. 

“A editora ocupa o tempo que sobra para poder trabalhar com ela, mas dá certo”, festeja.

Ainda assim, a permanência de obras no estoque e as dívidas pendentes são outros motivos para continuar com a empresa. A meta, agora, é desenvolver projetos rentáveis que possam dar sequência à recuperação iniciada no ano passado.

“A gente tá planejando muita coisa, com muita ideia, muito projeto para realizar. A gente tá cada vez mais pensando e viabilizando e sempre investindo na questão dos projetos que podem trazer para editora um retorno bacana, para que a gente possa mantê-la funcionando sempre”, deseja o escritor.

“E se eu desistir de desistir?”, lançou Fialho, nas redes sociais.

Para buscar um novo aquecimento à publicação, a Escribas Editora iniciou a pré-venda de três livros. No catálogo, uma edição comemorativa de 10 anos de “Maldito Sertão”, do autor Márcio Benjamin; “As Pelejas de Ojuara”, de Nei Leandro de Castro, e “Universo e Vocabulário do Grande Sertão”, também de Castro.

As três obras são livros já existentes que agora ganham novas versões, e possuem edições limitadas. Abaixo, você confere mais informações sobre os livros.

Maldito Sertão - 10 anos (Márcio Benjamin)

Em 2013, o autor Márcio Benjamin estreava na literatura com o seu compilado de contos “Maldito Sertão”. Uma década depois e graças à consagração que veio após adaptações para os quadrinhos, o cinema, o lançamento de três outros livros e o reconhecimento como um dos principais autores do país no gênero horror, a Escribas propôs ao escritor que fosse lançada uma edição especial de sua publicação de estreia. Com direito a nova capa (sendo providenciada pelo artista Shiko), ilustrações internas, diversos conteúdos extras e dois contos inéditos que não constavam nas edições anteriores.   

As Pelejas de Ojuara (Nei Leandro de Castro)

Um dos mais cultuados romances da literatura potiguar, de autoria do caicoense Nei Leandro de Castro, “As Pelejas de Ojuara” foi lançado pela última vez em 2007 e está esgotada das livrarias há mais de uma década, segundo a editora. O relançamento busca promover um resgate literário e entregá-lo a novos leitores.

Universo e Vocabulário do Grande Sertão (Nei Leandro de Castro)

A obra “Universo e Vocabulário do Grande Sertão” está esgotada há pelo menos 30 anos. Em março, será relançada e os interessados que adquirirem na pré-venda receberão seus exemplares em casa. 

Como comprar

Os três títulos já podem ser adquiridos no site, mas ainda não estão prontos. Até o fim de fevereiro, serão finalizados e os envios para os compradores serão realizados na primeira semana de março de 2023, de acordo com a Escribas. 

No máximo, cada livro só terá 100 novos exemplares.

“Se só tivermos 50 compradores de algum dos títulos, serão impressos apenas 50 exemplares. Faz parte do esforço de contenção de custos e otimização dos recursos que farão a editora seguir trilhando o caminho da recuperação”, afirmou Carlos Fialho, que comanda os três projetos.

Serviço

Pré-lançamento das edições limitadas de:

Maldito Sertão

As Pelejas de Ojuara

Universo e Vocabulário do Grande Sertão

Período: de 20 de janeiro a 28 de fevereiro de 2023 

Loja on-line da Escribas Editora: https://loja.escribaseditora.com.br/ 

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.