O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Ezequiel Ferreira (PSDB), deverá ser eleito para mais dois mandatos à frente da presidência da Casa. O início da nova legislatura é nesta quarta (1º) e, junto com a volta dos trabalhos, haverá a votação para a Mesa Diretora. Com isso, Ferreira irá até o sexto mandato seguido como presidente da ALRN.
As eleições para a direção acontecem por biênios. Primeiro é votado o período 2023/2024 e depois 2025/2026. Já está certo que o deputado estadual será o nome sem concorrentes para o primeiro biênio. Para o segundo, outros nomes foram ventilados, como George Soares (PV) e Kleber Rodrigues (PSDB) pela situação, e Tomba Farias (PSDB) pela oposição. Mas, por falta de consenso, Ezequiel deve assumir também o segundo biênio.
O deputado, que ocupa o cargo de presidente da Casa desde 2015, é beneficiado por uma modulação recente do Supremo Tribunal Federal (STF). Em dezembro, a Corte proibiu a reeleição ilimitada nos Legislativos estaduais e decidiu que só cabe uma reeleição. Por outro lado, na resolução ficou definido que as composições das mesas feitas antes de 7 de janeiro de 2021 não serão afetadas pela decisão. Como a última eleição de Ferreira foi em 2019, a situação abre brecha para que ele concorra a mais dois mandatos.
Há ainda a expectativa para que as duas votações aconteçam juntas, nesta quarta (1º). Assim, Ezequiel alcançará 12 anos consecutivos como presidente, de 2015 até o início de 2027.