Ezequiel caminha para ser eleito e reeleito no mesmo dia como presidente da Assembleia Legislativa
Natal, RN 24 de abr 2024

Ezequiel caminha para ser eleito e reeleito no mesmo dia como presidente da Assembleia Legislativa

31 de janeiro de 2023
2min
Ezequiel caminha para ser eleito e reeleito no mesmo dia como presidente da Assembleia Legislativa

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Ezequiel Ferreira (PSDB), deverá ser eleito para mais dois mandatos à frente da presidência da Casa. O início da nova legislatura é nesta quarta (1º) e, junto com a volta dos trabalhos, haverá a votação para a Mesa Diretora. Com isso, Ferreira irá até o sexto mandato seguido como presidente da ALRN.

As eleições para a direção acontecem por biênios. Primeiro é votado o período 2023/2024 e depois 2025/2026. Já está certo que o deputado estadual será o nome sem concorrentes para o primeiro biênio. Para o segundo, outros nomes foram ventilados, como George Soares (PV) e Kleber Rodrigues (PSDB) pela situação, e Tomba Farias (PSDB) pela oposição. Mas, por falta de consenso, Ezequiel deve assumir também o segundo biênio.

O deputado, que ocupa o cargo de presidente da Casa desde 2015, é beneficiado por uma modulação recente do Supremo Tribunal Federal (STF). Em dezembro, a Corte proibiu a reeleição ilimitada nos Legislativos estaduais e decidiu que só cabe uma reeleição. Por outro lado, na resolução ficou definido que as composições das mesas feitas antes de 7 de janeiro de 2021 não serão afetadas pela decisão. Como a última eleição de Ferreira foi em 2019, a situação abre brecha para que ele concorra a mais dois mandatos.

Há ainda a expectativa para que as duas votações aconteçam juntas, nesta quarta (1º). Assim, Ezequiel alcançará 12 anos consecutivos como presidente, de 2015 até o início de 2027.

Saiba mais

STF barra reeleições ilimitadas para mesas diretoras de Assembleias, mas Ezequiel ainda pode concorrer a quinto mandato seguido

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.