Femurn elege nova diretoria e presidente fala em relação “mais alinhada” com Governo
Natal, RN 20 de abr 2024

Femurn elege nova diretoria e presidente fala em relação “mais alinhada” com Governo

15 de janeiro de 2023
5min
Femurn elege nova diretoria e presidente fala em relação “mais alinhada” com Governo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) realizou a eleição para a nova diretoria da entidade na manhã desta sexta-feira (13). O novo presidente é Luciano Santos (MDB), da cidade de Lagoa Nova. 

A chapa foi única e estará à frente para o biênio 2023/2024. Santos substitui o ex-presidente Babá Pereira (São Tomé), que deixa a função depois de dois anos.

Segundo o novo dirigente, os principais desafios incluem o orçamento para saúde, educação e também reajuste salarial de profissionais, como no caso da enfermagem.

“Na esfera estadual, temos a questão da Farmácia Básica, distribuição do ICMS. Quando chegamos no cenário federal, nós temos a questão do custeio ou da sanção presidencial que dará o custeio necessário para a lei do piso da enfermagem, as reformulações do FUNDEB, a reforma tributária, reforma administrativa. Então é um segmento de pautas já montadas, concomitante com todas as demais federações do nosso Brasil”, aponta.

A Farmácia Básica diz respeito aos medicamentos distribuídos gratuitamente por meio da apresentação de receita médica e do cartão do SUS. Já os repasses do ICMS têm sido uma dor de cabeça para as gestões. A limitação feita pelo governo Bolsonaro para diminuir o preço dos combustíveis já foi considerada pela governadora Fátima Bezerra (PT) como uma medida de “caráter eleitoreiro” e que “sobrou para o povo que precisa ter assegurado o direito à educação, à saúde, às políticas de assistência social.” A fala foi feita em evento realizado em dezembro. 

Outra reivindicação está relacionada ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Fonte de renda para as cidades, o recurso é oriundo da arrecadação do imposto de renda e de outros tributos federais como o IPI e distribuído aos municípios brasileiros de forma proporcional à população. A prévia do Censo do IBGE para 2022 apontou uma queda na população do Rio Grande do Norte, levando à perda de orçamento para os municípios.

“A primeira cota de janeiro, em comparação com a primeira cota do ano passado, teve quase 5% de déficit, e isso já acende uma luz amarela no planejamento financeiro dos municípios. Nós temos que inicialmente começar o ano com essas preocupações, que é uma pauta preocupante para os municípios”, aponta Santos. Em pequenos e médios municípios, o Fundo costuma ser a principal fonte de renda.

“Isso reflete também na queda da arrecadação do Fundo de Participação do Estado, que certamente também caiu nesse mesmo percentual, já que a distribuição do bolo fiscal se dá mais ou menos no mesmo sentido, a fonte de recursos é a mesma. Então acende sim essa luz amarela. Nós precisamos já pautar essas questões reivindicatórias para que a União resolva essas questões e não precarize ainda mais a vida das pessoas em suas cidades, principalmente aquelas que buscam um serviço básico de saúde, da educação, da infraestrutura”, alerta.

Com a nova diretoria, a Femurn passa também a adotar um maior alinhamento com o governo. Babá Pereira, o presidente anterior, possui forte alinhamento com o senador Rogério Marinho, tendo votado também em Fábio Dantas (SD) para o governo e Jair Bolsonaro (PL) para a presidência.

Por outro lado, embora também tenha declarado apoio a Marinho, Luciano Santos esteve ao lado de Fátima. O novo alinhamento da entidade, para ele, é visto de forma positiva.

“Acredito que a questão do debate, da harmonia entre os poderes, será mais alinhada. Espero que isso continue assim. Lógico, nós entendemos o ponto de vista do Estado, a posição do Estado, e queremos que ele também entenda a posição da Federação, cuja finalidade é a finalidade política em prol das pautas municipalistas”, diz.

Confira a diretoria para o biênio 2023/2024:

Presidente: Luciano Silva Santos (Lagoa Nova)

1º vice-presidente: Marianna Almeida Nascimento (Pau dos Ferros)

2º vice-presidente: Edivaldo Emídio da Silva Júnior (Macaíba)

3º vice-presidente: Marina Dias Marinho (Jandaíra)

4º vice-presidente: Reno Marinho de Macêdo Souza (São Rafael)

5º vice-presidente: João Batista Gomes Gonçalves (Brejinho)

1º secretário: Alan Jefferson da Silveira Pinto (Apodi)

2º secretário: Francisca Shirley Ferreira Targino (Messias Targino)

1º tesoureiro: Pedro Henrique de Souza Silva (Pedra Grande)

2º tesoureiro: Fernando Luiz Teixeira de Carvalho (Espírito Santo)

Conselho fiscal:

1º conselho fiscal: Judas Tadeu Alves dos Santos (Caicó)

2º conselho fiscal: Cleitom Jacome da Costa (Venha Ver)

3º conselho fiscal: Flavio César Nogueira (Nova Cruz)

Suplentes do conselho fiscal:

Rossane Marques Lima Patriota (Ielmo Marinho)

Maria Helena Leite de Queiroga (Olho D’Água do Borges)

Luciano da Cunha Gomes (Lajes Pintadas)

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.