Influenciador bolsonarista foragido da Justiça frequentou gabinete de deputado do RN
Natal, RN 23 de abr 2024

Influenciador bolsonarista foragido da Justiça frequentou gabinete de deputado do RN

27 de janeiro de 2023
5min
Influenciador bolsonarista foragido da Justiça frequentou gabinete de deputado do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O influenciador bolsonarista Bismark Fabio Fugazza, considerado foragido pela Justiça, passou pelo gabinete 914 do deputado federal pelo Rio Grande do Norte, General Girão (PL-RN), no dia 30 de novembro de 2022, às 19h16, de acordo com os registros da Câmara dos Deputados.

Bismark Fugazza é procurado pela Polícia Federal. Sua prisão foi determinada em dezembro do ano passado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Morais, devido a ameaças ao Supremo e à participação de Bismark em atos antidemocráticos que contestavam a eleição presidencial.

A informação, negada pelo parlamentar, foi obtida pela jornalista Vanessa Lippelt, do Antagonista, através da Lei de Acesso à Informação (LAI).

É falsa a informação de que o humorista Bismark Fugazza, investigado pela Polícia Federal, visitou o nosso gabinete em Brasília. Nunca o encontrei no Gabinete 914 do Anexo IV da Câmara dos Deputados. Já me deparei com ele em outros eventos solenes no Parlamento, cujo o acesso não fica sob a responsabilidade do nosso mandato. Vale salientar que todo pedido de acesso direto aos gabinetes dos parlamentares passa por rigorosos processos de registro, cadastro de documento de identificação e fotográfico. Assim, o Congresso detém o controle de acesso individual dos visitantes. Todo esse processo não depende da minha autorização. Além disso, após concedido o acesso ao visitante, o mesmo pode se deslocar por qualquer andar ou gabinete da Câmara. Sendo impossível determinar que todos os gabinetes visitados concederam autorização. Portanto, não o encontrei em meu gabinete e muito menos o concedi acesso ao espaço interno da Câmara”, explicou o deputado Girão por meio de nota.

Além do gabinete de Girão, o registro da Câmara dos Deputados mostra que Bismark também passou pelos gabinetes do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) em 30 de novembro de 2022, de Carla Zambelli (PL-SP) no dia 06 de dezembro do ano passado e que ele foi ao Auditório Nereu Ramos no dia seguinte.

General Girão em mesma reunião de acusados de planejar atentado I Foto: Roque de Sá/Agência Senado
General Girão em mesma reunião de acusados de planejar atentado I Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Girão já havia sido flagrado em um mesmo evento com os dois homens acusados de planejar um atentado terrorista próximo ao Aeroporto de Brasília, o empresário George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, e o eletricista Alan Diego Rodrigues, de 32. Os três aparecem na mesma foto durante uma audiência pública no Senado Federal. 

A foto, divulgada pela própria Agência Senado, registra um evento realizado no dia 30 de novembro para avaliar denúncias feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) de falta de isonomia de algumas rádios na veiculação das propagandas eleitorais gratuitas. Na época, o ministro das Comunicações do governo Bolsonaro, Fábio Faria, acusou a rádio do próprio pai como um dos veículos que veicularam menos propagandas de Jair Bolsonaro do que de Lula (PT). Posteriormente, Faria disse ter se arrependido da entrevista coletiva na qual apresentou a denúncia e que serviu para a família Bolsonaro questionar as eleições. 

Confira a nota na íntegra divulgada pelo deputado General Girão sobre a passagem de Bismark Fugazza por seu gabinete:

Diante de mais uma notícia falsa envolvendo o meu mandato, venho me posicionar através dessa nota.

É falsa a informação de que o humorista Bismark Fugazza, investigado pela Polícia Federal, visitou o nosso gabinete em Brasília. Nunca o encontrei no Gabinete 914 do Anexo IV da Câmara dos Deputados. Já me deparei com ele em outros eventos solenes no Parlamento, cujo o acesso não fica sob a responsabilidade do nosso mandato. Vale salientar que todo pedido de acesso direto aos gabinetes dos parlamentares passa por rigorosos processos de registro, cadastro de documento de identificação e fotográfico. Assim, o Congresso detém o controle de acesso individual dos visitantes. Todo esse processo não depende da minha autorização. Além disso, após concedido o acesso ao visitante, o mesmo pode se deslocar por qualquer andar ou gabinete da Câmara. Sendo impossível determinar que todos os gabinetes visitados concederam autorização. Portanto, não o encontrei em meu gabinete e muito menos o concedi acesso ao espaço interno da Câmara. Lamento que a desinformação politiqueira ainda ronde as redações da imprensa potiguar e brasileira. A eleição acabou, temos mais 4 anos pela frente e temos compromisso com a verdade e a lei. Se as investigações comprovarem que alguém praticou algum crime tipificado no Código Penal, que pague. Não tenho bandido ou ex-presidiário de estimação. Cumpra-se a Lei!

General Girão - Deputado Federal PL-RN

Saiba +

Acusados de planejar atentado aparecem em foto com deputado do RN durante audiência pública no Senado

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.