Moradores da praia do Meio sugerem trocar nomes de ruas para homenagear Pelé, Marinho Chagas e Alberi
Natal, RN 19 de abr 2024

Moradores da praia do Meio sugerem trocar nomes de ruas para homenagear Pelé, Marinho Chagas e Alberi

7 de janeiro de 2023
4min
Moradores da praia do Meio sugerem trocar nomes de ruas para homenagear Pelé, Marinho Chagas e Alberi

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um grupo de moradores da praia do Meio em Natal está sugerindo mudar nomes das ruas do bairro para homenagear três ídolos: Pelé, Marinho Chagas e Alberi. Do trio, o ex-lateral da Seleção Brasileira Marinho Chagas, morto em 2014, manteve uma relação afetiva com a região, onde morou nos últimos anos de vida. Pelé também esteve por lá. Nas três vezes em que jogou em Natal, de 1971 a 1973, o Rei se hospedou no famoso hotel Reis Magos, derrubado pela gestão Álvaro Dias há dois anos. Já Alberi é o grande ídolo do ABC, principal clube de massa da cidade que, assim como Pelé, morreu em 2022.

Pela proposta, as ruas que mudariam de nome seriam: Rodrigues Dias, que passaria a ser chamada Marinho Chagas; a avenida 25 de Dezembro, rebatizada de avenida Rei Pelé; e a rua Rodrigues Coelho, que homenagearia o ídolo alvinegro Alberi.

A ideia de mudar o nome de três ruas para homenagear o trio partiu da Associação de Moradores da Praia do Meio (AMA). Essa semana, a prefeitura do Rio de Janeiro renomeou a avenida perimetral que circunda o estádio do Maracanã, rebatizada de avenida Rei Pelé.

- Há um forte desejo da maioria dos membros da AMA em ver criada uma homenagem estrutural ao finado craque do futebol Marinho e também ao craque Alberi, na mesma ocasião que homenagear Pelé. Estamos consultando moradores das possíveis ruas a serem renomeadas se aceitam ou não a troca dos nomes, num processo de homenagem e de valorização das ruas. Até o momento não houve rejeição”, informou o presidente da associação Milton França.

A entidade já entrou em contato com o prefeito Álvaro Dias e com o vereador Aldo Clemente, líder do prefeito na Câmara Municipal. Alguns vereadores também já foram procurados. A mudança pode acontecer por duas maneiras: por um simples decreto do chefe do Executivo, como ocorreu no Rio de Janeiro, ou via projeto de lei, com discussão entre vereadores até sanção do prefeito.

- A AMA Praia do Meio vai colher assinara de concordância dos moradores de cada rua a ser afetada com as mudanças de nomes. Em consulta preliminar, não houve ainda qualquer negativa”, disse.

Milton França com demais membros da diretoria da AMA Praia do Meio / foto: cedida

Milton França é o idealizador de um projeto social no bairro e dá aulas de hidroginástica no mar. Ele acredita que, para além da homenagem, a mudança dos nomes também valorizaria a região:

- Imagine uma possível cena no futuro próximo: o áudio do seu GPS dizendo: Entre na avenida Marinho Chagas, a 300 metros entre na Alberi e em seguida cruze a Rei Pelé para chegar ao seu destino. Se aceitarem a proposta da mudança dos nomes das vias, pode haver uma valorização e atratividade a mais na região”, defende.

Eternos

Ídolos de milhões de torcedores mundo afora, Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, morreu dia 29 de dezembro de 2022 após travar uma batalha contra um câncer de cólon. Já o craque alvinegro Alberi José Ferreira de Matos, bola de Prata em 1972, partiu em 28 de outubro deste ano em razão de complicação de diabetes. Marinho Chagas, ex-lateral do ABC, do Botafogo-RJ e da Seleção Brasileira, morreu em 31 de maio de 2014, vítima de uma hemorragia digestiva.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.